O que é algo eletrônico?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

adjetivo Que concerne ao elétron: microscópio eletrônico. Aquecimento eletrônico, processo de aquecimento que utiliza a passagem de correntes induzidas de alta frequência.

Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servomecanismos.

Profissional de eletrônica: Área de Atuação
Este profissional pode trabalhar em empresas como projetista ou verificador de projetos, essa atuação pode ser tanto na área de telecomunicação, como na área de energia elétrica, automação industrial, informática, indústrias em geral, laboratórios e etc.

Confira abaixo alguns exemplos de equipamentos eletrônicos e seus componentes internos.

  • TELEFONE SEM FIO. Componentes de plástico, cobre, borracha e vidro, entre outros.
  • TELEFONE CELULAR. ...
  • CONTROLE DE VIDEO GAME. ...
  • FONES DE OUVIDO. ...
  • MOUSE. ...
  • SECADOR DE CABELO.

Celulares, computadores, câmeras, baterias, calculadoras, eletrodomésticos.

O que é eletrônica? Eletrônica é uma ciência que estuda a manipulação de sinais elétricos, normalmente de baixa corrente e tensão, através de componentes que permitem executar funções deste modo.

A eletrônica digital funciona por meio de circuitos eletrônicos compostos por componentes eletrônicos, como transistores, resistores e capacitores. Esses circuitos são projetados para realizar operações lógicas simples, como a lógica AND, OR e NOT, que são combinadas para formar circuitos mais complexos.

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère.

A era da eletrônica teve seu início com a descoberta do elétron, em 1897, mesmo com as pessoas daquele período não sabendo a enorme revolução que isso iria causar. Antes disso, as propriedades da corrente elétrica já eram estudadas por grandes cientistas, como Thomas Edison, que inventou a lâmpada em 1879.

A eletrônica está fundamentada sobre os conceitos de tensão, corrente e resistência. Podemos entender como tensão a energia potencial armazenada em uma pilha ou bateria que irá fluir quando um circuito for fechado entre os polos de maior e menor potencial (sentido convencional).

A partir das descobertas de Thomas Edson,HeinrichHertz, William Hallwachs, e os alemães Elster e Geitel, no final dos anos 1800 e início dos anos 1900, surgiu em 1905 o primeiro elemento eletrônico de uso prático, inventado pelo físico inglês J.A. Fleming.

Atualmente, a eletrônica está em tudo que vemos, desde os computadores até nossos carros. De maneira geral, ela é a ciência que tem como objetivo principal otimizar aplicações produtivas. Assim, processos antes manuais, que demandavam muito tempo, tornaram-se ágeis e mais eficientes com o advento da eletrônica.

O Técnico em Eletrônica é o profissional responsável por desenvolver projetos eletrônicos com microcontroladores e microprocessadores; executar e supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos, sistemas eletrônicos, inclusive de transmissão e recepção de sinais.

De uma forma resumida podemos dizer que: A eletrônica digital trabalha com sinais que só podem assumir valores discretos ou inteiros. A eletrônica analógica trabalha com sinais que podem ter qualquer valor entre dois limites.

São televisores, telefones, aparelhos celulares, rádios, computadores, aparelhos DVD, Blu-ray e similares, fornos, micro-ondas, geladeiras, entre outros.

No total, são 249 milhões de aparelhos, segundo pesquisa da FGV.

¹ Segundo o CNAE o segmento de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos compreende a fabricação de componentes eletrônicos com circuitos integrados, a fabricação de computadores e periféricos de computadores; a fabricação de equipamentos de comunicação e produtos eletrônicos semelhante; a fabricação ...