Quem paga o conserto do portão eletrônico?

Perguntado por: lmeireles6 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O conserto do portão eletrônico cabe ao inquilino ou proprietário? Bom dia, Juliana! Via de regra, a responsabilidade pela conservação e preservação do bem locado é do locatário, inclusive a manutenção necessária. Entretanto, nada impede que haja um acordo entre as partes para rateio dessa despesa.

O que pode ser considerado desgaste natural no imóvel? Piso desgastado, vidros levemente trincados e pequenos arranhões em móveis e metais são exemplos de desgaste natural do imóvel e, portanto, não necessitam de manutenção por parte do inquilino.

Pela Lei, o inquilino não pode ser responsável pelos custos de indenizações trabalhistas de funcionários condominiais que tenham ocorrido antes da locação e reformas da estrutura ou ampliação da edificação.

Portanto, os pequenos consertos ou melhorias são aqueles que realizamos no dia a dia, como a troca de uma lâmpada, a instalação de um chuveiro novo, a mudança de um móvel grande, entre outros.

Quando o portão automático parar de funcionar, verifique se o disjuntor responsável por ele está funcionando corretamente, as vezes acontece dele apenas estar desarmado. Constatando que o disjuntor desarmou, ligue-o novamente e aguarde pelo menos de 10 à 15 segundos para acioná-lo pelo controle remoto.

Para isso, existem modelos que podem executar de 30 até acima de 120 ciclos, funcionando quase sem parar. Ainda relacionado aos ciclos, é importante saber onde será aplicado e as particularidades de uso no local para ter o modelo correto para aquela situação.

R$ 180,00.

É importante ressaltar que é direito do inquilino obter todos os recibos de pagamentos de aluguéis. Ele também pode reter os comprovantes de pagamento de taxas condominiais, de água, energia ou outras que certifiquem que ele cumpriu as obrigações contratuais.

CONCESSÃO DE DESCONTO POR VAZAMENTO DEVE SER SOLICITADA NO PRIMEIRO MÊS. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) informa que para solicitação de concessão de desconto por vazamento é importante que o cliente procure a autarquia logo no primeiro mês em que o vazamento for identificado.

É o proprietário do imóvel quem paga por qualquer despesa com reforma ou reparo na estrutura do imóvel, como pintura de fachada, ampliações, iluminação e instalação de equipamentos de segurança, de incêndio, de telefonia, de esporte e de lazer.

Problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, vícios ocultos e imperfeições pré-existentes são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Em outras palavras, o locador - proprietário, se responsabiliza pelos reparos de todos os itens estruturais do imóvel.

O que é vistoria abusiva de imóvel
A vistoria abusiva acontece sempre que a imobiliária ou o proprietário do imóvel alegam que o inquilino deve arcar com os custos de consertos que estão em desacordo com suas reais responsabilidades.

Segundo a Lei do Inquilinato, o locatário que faltar com o pagamento do aluguel pode ser convocado a desocupar o imóvel até 15 dias. É importante ter em mente que o proprietário tem o direito de iniciar uma ação de despejo com um dia de atraso do aluguel.

(5,79%)

O preço médio de locação de imóveis residenciais no país subiu em 2022 quase três vezes acima da inflação do ano passado (5,79%), de acordo com o índice FipeZap+.