O que é baladeira em português?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

[Brasil] Pessoa que gosta de sair à noite para se divertir, sendo frequentador regular de bares, concertos, discotecas, etc.

Baratino é uma gíria baiana que significa engano, invenção, mentira.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Reg ( BA ) Busca de algo em algum lugar ou no corpo de alguém; averiguação, revista.

Chiloida: O nome "chiloida" (pronúncia: xilóida), sinônimo de estilingue comum em Santa Catarina e em outras regiões de imigração e colonização alemã no Brasil, vem diretamente do alemão Schleuder, que é a palavra alemã para estilingue.

Em sítios arqueológicos na Turquia, foram encontrados exemplares de estilingues que datam do período neolítico (8.000-4.000 a.C.). Como a história indica, nasce como arma de caça ou defesa para atirar um projétil num alvo.

estilingue ou baladeira. Até que horário funciona hoje a feira? Aqui no Ceará é baladeira. Em Patos na Paraíba é balinheira.

As atiradeiras, são também conhecidas como badoque, baduque ou mais popularmente como estilingue. A atiradeira Nautika Jabuti é um estilingue com grip de plástico ABS, elástico de látex com municiador de couro e toda armação de aço. O apoio de punho anatômico garante maior estabilidade e precisão na mira.

Barril dobrado
Essa expressão é muita usada na Bahia e pode significar uma coisa muito boa, complicada ou perigosa, a depender do contexto. "Essa parte da cidade é barril dobrado" (muito perigosa) ou "Véi, a viagem foi barril dobrado" (muito boa).

Brocar – Mandar bem. Ex.: Ela brocou dançando É o Tchan.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi! (Olá meu amigo)

substantivo masculino e feminino [Brasil] Alguém de má aparência; algo desproporcional. interjeição [Brasil] Que demonstra admiração diante de alguma coisa extremamente bonita ou muito feia.

(obsceno) coisa ruim, capeta, demo; coisa, peste.

Bater um baba: o mesmo que bater uma bola, jogar futebol.

Nome do estilingue (ou baladeira) em tupi-mondé, língua dos índios suruís.