O que é bom para desintoxicação de água sanitária?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Se houver apenas contato com a pele ou os olhos, recomenda-se lavar a região com água corrente fria. Mas caso o desconforto seja decorrente da inalação, deve-se ir para um local bem ventilado, como próximo a uma janela, varanda ou quintal, respirar e aguardar alguns minutos.

Carolina orienta que quando há contato do produto com a pele ou olhos, o indicado é lavar o local com água corrente por 10 minutos. “Em caso de ingestão, o indivíduo não deve provocar o vômito ou beber leite, pois isso pode prejudicar mais a intoxicação.

Orientações gerais sobre intoxicação por produtos químicos

  • Em caso de contato com a pele: Lavar o local afetado com água corrente e abundante. ...
  • Em caso de contato com os olhos: lavar com água corrente durante 15 minutos.
  • Em caso de inalação: remover a vítima para local arejado.
  • Em caso de ingestão: não provocar o vômito.

Segundo o estudo, a inalação da água sanitária causa esses danos por expor os pulmões, deixá-los mais suscetíveis à entrada de vírus e bactérias, causando o desgaste das células que revestem os pulmões.

Na parte líquida, além de muita água, é recomendada a ingestão de chás de ervas e água de coco. Além de se desintoxicar a partir da alimentação, o repouso também é muito importante. Por conta da desidratação causada por vômito e diarréia, o corpo perde energia.

De forma geral, os principais sintomas são: dores de cabeça; enjoos e vômitos; alergias; tosse; irritação e inflamação nas vias respiratórias ou nos olhos; queimaduras e coceiras na pele.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

Há duas opções: entrar em contato com os Centros de Intoxicações Públicos (CIATS) ou os centros privados (atendimento de emergência) pelos telefones informados nos rótulos. Ambos os serviços são gratuitos.

Administrar carvão ativado, catárticos salinos. Manter vias aéreas permeáveis. Tratar hipertensão e arritmias, monitorar sinais vitais e realizar ECG por 4 a 6 horas após intoxicação. O tratamento é sintomático e suportivo.

O Hipoclorito de sódio é um forte agente oxidante e daí tem uma função bactericida. Nesta concentração baixa dificilmente causa a morte em uma pessoa saudável (a não ser em organismos debilitados), mas pode causar problemas (diarréia, irritação das mucosas, enjôo, mal-estar). A longo prazo pode ser cancerígeno.

Mito: água sanitária evapora
Não, a água sanitária não evapora quando está em balde ou com a embalagem aberta. O que de fato acontece é que o cloro, presente na composição do produto, pode evaporar e o alvejante perde parte da eficácia na ação antibacteriana.

O que fazer em caso de intoxicação por cloro? No caso de intoxicação pela inalação do cloro, é indicado remover a pessoa acometida do ambiente e levá-la para um local arejado. Contudo, caso ela tenha sinais persistentes da intoxicação, devemos buscar auxílio médico.

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar. Elas podem acontecer em qualquer parte da barriga e podem ser um sintoma de outras condições médicas. Repare na região do abdômen onde a dor está aparecendo, se ela é constante ou se vai e vem.

Nada de dar leite, forçar o vômito ou obrigar a pessoa a beber água. O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.