Pode misturar água sanitária com sabão em pó?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

O motivo é simples: com poder antibacteriano, água sanitária limpa, desinfeta, e ainda é um eficiente alvejante para roupas brancas. Justamente por isso dá para contar com o produto em praticamente todas as tarefas domésticas.

Água sanitária e outros produtos de limpeza
Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer. Com estas dicas já deu para perceber que não se deve misturar nada à água sanitária! Ela deve ser usada pura ou diluída apenas em água.

A regra básica é nunca misturar água sanitária com nenhum outro produto.

A água oxigenada é o material mais acessível de todos para a neutralização da água sanitária. Você pode encontrá-la em farmácias e supermercados.

Além da questão econômica, o sabão em pó com bicarbonato de sódio e sal fica turbinado, não desbota as roupas e ainda dá brilho às peças. E atenção! Não use sabão em pó para lavar o chão, pois isso fará que você precise de mais água para tirar a espuma do piso. Dê preferência a detergente ou sabão líquido.

Limpeza cuidadosa: 4 materiais que é melhor não lavar com água...

  1. Tampa ou assento de vaso ficam manchados. ...
  2. Tecidos coloridos ficam com mancha amarelada. ...
  3. Vasilhas e potes de plástico também ficam manchados e desgastados. ...
  4. Canos de plástico podem ser corroídos.

Limpar banheiro com vinagre e detergente: saiba como fazer!
Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito; Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Uma das maneiras de como usar água sanitária é na lavagem de peças de roupas, porém isso é indicado apenas para tecidos brancos. Por ter cloro na sua composição, a água sanitária desbota e mancha os tecidos coloridos, trazendo um resultado não ideal.

Para não deixar a mistura muito concentrada, o ideal é que você utilize 25 ml de água sanitária para cada litro de água. Agite um pouco a solução e, então, mergulhe as roupas (já limpas) no balde. Espere entre 10 e 15 minutos, tire as roupas e coloque-as para secar. Prontinho!

Para fazer a limpeza do piso, a diluição de água sanitária deve acontecer da seguinte maneira: duas colheres de sopa de alvejante para cada litro de água. Assim, você tem a solução ideal para esse tipo de higienização. Em seguida, basta encharcar o pano na solução e passar no chão.

Misturar detergente e desinfetante aumenta o poder de limpeza das superfícies com maior aromatização.

Já a água sanitária, mesmo tendo menor concentração de cloro, pode reagir com compostos de origem orgânica e ácidos, causando intoxicação proveniente do gás liberado. Sendo assim, tenha atenção ao tempo de exposição aos vegetais e utilize dosagem baixa.

DILUIÇÃO DA ÁGUA SANITÁRIA 2: Concentração de 0,05%

  1. Num recipiente de 1 litro,colocar mais da metade de água potável.
  2. 25 ml de água sanitária. (meio copinho de cafezinho)
  3. Completar o volume com água até 1 litro.
  4. Agitar,rotular e armazenar em armário fechado.