Porque não pode misturar água sanitária com sabão em pó?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Erro comum: misturar o produto com água sanitária é altamente perigoso, pois pode formar uma fumaça tóxica. Além disso, o sabão em pó é bastante utilizado na lavagem de pisos, o que é contraindicado, já que o material causa corrosão nos revestimentos.

O motivo é simples: com poder antibacteriano, água sanitária limpa, desinfeta, e ainda é um eficiente alvejante para roupas brancas. Justamente por isso dá para contar com o produto em praticamente todas as tarefas domésticas.

A regra básica é nunca misturar água sanitária com nenhum outro produto.

Não é legal misturar produtos porque o componente de um em contato com o do outro pode liberar gases nocivos e problemas à saúde dos moradores da casa. Além disso, quando o sabão e o alvejante são misturados, um corta o efeito do outro, tornando a limpeza ineficaz.

Agentes neutralizantes, como bicarbonato, água oxigenada, vinagre, bissulfito de sódio ou tiossulfato de sódio.

Além da questão econômica, o sabão em pó com bicarbonato de sódio e sal fica turbinado, não desbota as roupas e ainda dá brilho às peças. E atenção! Não use sabão em pó para lavar o chão, pois isso fará que você precise de mais água para tirar a espuma do piso. Dê preferência a detergente ou sabão líquido.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

Misturar detergente e desinfetante aumenta o poder de limpeza das superfícies com maior aromatização.

Contudo, o certo é usar cada produto separadamente, e não misturá-los. Isso porque misturar produtos de limpeza pode gerar reações químicas prejudiciais à saúde. Intoxicação respiratória, irritação nos olhos, queimaduras e até mesmo explosões são alguns exemplos.

Aplique 15ml (1 colher de sopa) do Tira Manchas branqueador Qboa diretamente sobre a mancha. Deixe agir por até 5 minutos, mas NÃO deixe o produto secar sobre o tecido. Depois, é só lavar normalmente com sabão e enxaguar.

Nunca misture água sanitária com bicarbonato de sódio ou com outras substâncias e produtos de limpeza. A reação pode ser perigosa!

Para lavar louças
Pois, o vinagre auxilia na limpeza das louças, contribuindo com a remoção de gordura. Para utilizá-lo para essa opção, basta misturar um pouco de vinagre de álcool com o detergente que você já costuma utilizar e pronto. Dessa forma, suas louças engorduradas serão higienizadas rapidamente.

Água sanitária e outros produtos de limpeza
Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

Ao unir água sanitária com ácidos, como o vinagre, você pode produzir vapores tóxicos, como o gás cloro. "Este gás é bastante irritante e tóxico", lembra Molin. Com isso, seus pulmões e olhos correm o risco de sofrerem queimaduras e terem outros problemas sérios.

Por ser menos agressivo, o alvejante à base de cloro pode ajudar a tirar as manchas tanto do tecido branco quanto do colorido. Além disso, ele pode ser misturado com o sabão em pó.

Bicarbonato de sódio – combate odor e sujeira, substituindo água sanitária e detergente. Uma colher (chá) de bicarbonato com água quente remove alimentos grudados na panela. Também desentope ralos com gordura. Óleo de cozinha e álcool – Dividido em partes iguais são ótimos para limpar o alumínio usando uma flanela.

A fórmula é: Adicione uma porção de vinagre para duas de água; Pegue a mistura e coloque um pouco de detergente, cerca de algumas gotas – pode ir por olho mesmo, apenas tomando cuidado para não acrescentar muito; Misture novamente e depois coloque em um borrifador ou em um recipiente prático para limpar.

Já a água sanitária, mesmo tendo menor concentração de cloro, pode reagir com compostos de origem orgânica e ácidos, causando intoxicação proveniente do gás liberado. Sendo assim, tenha atenção ao tempo de exposição aos vegetais e utilize dosagem baixa.