O que é bom para lábios ressecados e rachados?

Perguntado por: ialegria . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

PARA COMBATER OS LÁBIOS RACHADOS. Os dermatologistas recomendam usar um protetor labial neutro, enriquecido e livre de alérgenos assim que o tempo esfriar.

Bepantol Derma é ideal para a hidratação labial, uma vez que combina vitaminas e óleos mantém os lábios sempre hidratados e livres de rachaduras.

Às vezes, o ressecamento labial pode ser sintoma de alguma doença. A diabetes, por exemplo, gera muito açúcar na corrente sanguínea, que desequilibra o pH da boca e diminui a umidade nos lábios. Além disso, o ressecamento labial pode ser sinal de anemia ou da falta de certos nutrientes, como niacina e zinco.

O azeite de oliva pode ser um ótimo aliado no combate ao ressecamento labial e a receita com esse ingrediente é bem simples. Para fazê-la, coloque uma xícara de azeite de oliva em um pote de vidro esterilizado e mergulhe dois sachês de chá de erva cidreira ou capim limão. Deixe tampado por três ou quatro dias.

O ideal é utilizar um produto com fator de proteção 30 ou superior e aplicá-lo em todas as áreas expostas. Para proteger os lábios, vale a pena optar por um hidratante labial com proteção solar; 2. Inclua a boca na rotina de cuidados: a região ao redor da boca pode acabar ficando esquecida na hora de cuidar da pele.

Os lábios ficam secos, doloridos e rachados. Você pode prevenir a queilite com produtos protetores para os lábios. Para lábios com microfissuras, procure um cuidado labial nutritivo, calmante/protetor como oCICAPLAST Lábios. Evite lamber ou cutucar os lábios.

Por que os lábios ressecam e racham? Como dissemos, os lábios são uma das áreas mais sensíveis do corpo por conta de sua pele fina e frágil. Além disso, eles também não contam com glândulas sebáceas e sudoríparas. Ou seja, não são capazes de produzir sebo para lubrificar e impermeabilizar a pele.

Se você está com lábios ressecados e ardendo, pode ser por conta de queimadura solar, irritações causadas por produtos e reações alérgicas, infecções, deficiências nutricionais, doenças de pele e autoimunes, entre outras causas.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

O hidratante labial Bepantol Derma é um dos preferidos dos consumidores. Sua fórmula é composta de vitamina E, que tem poder antioxidante, e dexpantenol (pró-vitamina B5), que age na hidratação profunda e restaura os lábios.

Azeite de oliva: É conveniente conhecer que ele tem propriedades regeneradoras, e é um ingrediente fundamental em muitos cremes, assim como de produtos destinados à hidratação dos lábios.

A dermatite labial é uma doença de pele que inflama principalmente a região ao redor da boca. Ela também pode se espalhar ao redor do nariz, causando irritação, aparição de lesões avermelhadas e ressecamento, podendo até mesmo evoluir para a região dos olhos.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.

Então, quais são as causas do ressecamento nos lábios? Como falamos brevemente acima, essa situação acontece porque a boca não tem a mesma concentração de glândulas sebáceas que o resto do corpo, além de ficar exposta aos fatores ambientais. Tudo isso contribui para a irritação e a descamação da pele.