O que é bom passar no pão integral?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

De opções doces, como geleias de frutas e mel, até as mais tradicionais, manteiga, margarina, e requeijão, os acompanhamentos são essenciais para deixar nosso pãozinho mais saboroso e nutritivo!

Aqui vão algumas dicas úteis.

  1. Azeite. O azeite é a melhor e a mais fácil das alternativas para substituir a manteiga, ou margarina, especialmente como um condimento, para passar no pão, por exemplo. ...
  2. Margarina feita em casa. ...
  3. Polpa de abacate. ...
  4. Creme de gergelim (tahine) ...
  5. Creme de amêndoas.

Requeijão ou manteiga? Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas - essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.

O pão integral tem menos calorias
Mas você deve ter atenção: comer a mesma quantidade de pão integral pode acabar ajudando a engordar, então recomenda-se comer 2 fatias por dia.

Posso comer no café da manhã? O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.

3 - Sanduíche de pão integral: Ricota, tomate, pão integral e alface, é a combinação perfeita para suprir a sua necessidade de nutrientes no período da noite e matar a sua fome! Fonte de cálcio, fibras e agentes antioxidantes, o sanduíche é de fácil digestão, proporciona bem-estar para o seu organismo e ajuda a ficar ...

De olho no rótulo
Pães integrais: contém maior quantidade de farinha integral do que farinha branca processada (“farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”); a farinha integral aparece como o primeiro item da lista por estar em maior quantidade que os demais ingredientes.

Alternativa saudável: manteiga ghee
Versão mais saudável da manteiga tradicional, a manteiga ghee tem origem indiana e nada mais é que o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são removidos.

O creme vegetal Becel é uma das margarinas mais saudáveis disponíveis no mercado. É produzida a partir de óleos vegetais naturalmente ricos em ômega 6, que faz bem para o coração! Além disso, ainda conta com a presença de vitaminas A e E, e ainda é feita com corantes naturais.

Passar muita manteiga, margarina ou requeijão no pão não é recomendável, por causa da gordura. Os frios, como mortadela, presunto e queijo, têm gordura e muito sódio, e essa combinação também não é boa para a saúde. Os pães recheados, a pizza e a batata frita têm muita gordura e sal.

Para a grande maioria das nutricionistas a resposta é simples: manteiga. Por ser produzida direto de um alimento e por ser digerida de uma forma mais fácil pelo corpo, ela é a opção mais saudável.

Resumidamente, a margarina, pode estar relacionada comprovadamente a disfunções imunológicas, danos em fígado, pulmão, órgãos reprodutivos, distúrbios digestivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento no risco de câncer, e principalmente: transtornos do metabolismo do ...

Tanto a manteiga quanto a margarina são ricas em gordura. Enquanto a manteiga é gordura saturada e colesterol, a margarina contém gorduras insaturadas, consideradas mais saudáveis pelos nutricionistas. Parte dessas gorduras, contudo, são transformadas em gorduras trans durante a produção da margarina.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Qual o melhor tipo? Tanto para a manteiga quanto para a margarina, o mais indicado é consumir as versões sem sal, que têm menos sódio e melhor composição nutricional. Já a manteiga light e a margarina light possuem teor de gordura reduzido e podem ser melhores para quem está de dieta.

OU REQUEIJÃO? Seguindo a orientação do Guia Alimentar para a População Brasileira, a ricota seria o mais indicado. “Entre os três produtos, a ricota é o único minimamente processado e contém basicamente proteína, cálcio e vitaminas contidas no leite, não tem quase nada de gordura”, afirma Wagner Ozório d'Almeida.

Como colocar o pão com ovo na dieta? Comer pão com ovo depois do treino é uma boa opção para repor as energias gastas. Além disso, algumas substituições tornam o lanche mais saudável e menos calórico. Por exemplo, o pão integral fornece mais fibras ao corpo e, assim promove maior saciedade.

Qual é o melhor pão integral para dieta? Segundo a nutricionista, o melhor é sempre o pão 100% integral. “Hoje em dia essa informação já vem indicada na embalagem, mas é sempre bom ler os ingredientes nas informações nutricionais.

2 - Posso comer pão de forma integral à vontade? Mito. Embora seja feito com farinha de trigo integral, o pão integral possui a mesma quantidade de calorias que o pão feito com a farinha branca, por isso o alimento deve ser consumido de maneira moderada em um plano alimentar de acordo com a sua demanda nutricional.

O pão integral não é muito recomendado para crianças. Se ingerido em demasia, devido ao seu elevado teor de fibras, pode perturbar a absorção de cálcio presente em outros alimentos como, por exemplo, o leite.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;