O que é brotoeja em recém-nascido?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A brotoeja em bebê é o nome popular que se dá à miliária, uma dermatite inflamatória causada por uma obstrução das glândulas sudoríparas, impedindo a saída de suor.

O principal sintoma da brotoeja são as erupções cutâneas. Parecem bolinhas d'água ou mesmo pequenas espinhas que podem ser avermelhadas ou da própria cor de pele do paciente. Elas podem surgir no corpo todo, mas são mais comuns nas dobrinhas de pele, no pescoço e nas axilas. Geralmente, elas coçam.

A miliária cristalina é uma dermatite assintomática, inofensiva e de resolução espontânea em 3 ou 4 dias. Portanto, esta forma de brotoeja não necessita de nenhum tipo de tratamento.

Tratamentos caseiros para brotoeja em bebês

  1. Aveia ou amido de milho no banho. É possível colocar uma ou duas colheres de aveia ou amido de milho na água do banho, e deixar o bebê por cerca de dois minutos nesta solução.
  2. Pasta d'água. ...
  3. Compressas com camomila.

Algumas opções de remédios caseiros para brotoeja são:

  1. Banho de aveia. ...
  2. Cataplasma de infusão calêndula. ...
  3. Compressas de camomila. ...
  4. Gel de babosa. ...
  5. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  6. Pomada de neem. ...
  7. Loção caseira de calamina.

Enquanto a miliária dá origem a bolhinhas mais delicadas, a alergia causa manchas vermelhas mais grosseiras, com aspecto inflamado e inchaço da região. A localização mais comum das lesões é no tórax e no pescoço, mas elas podem se espalhar por toda parte.

Tratamento: Para tratar a brotoeja o melhor a fazer é aliviar o desconforto para o bebê, principalmente ao refrescar e secar a área afetada. Banhos (de preferência de água morna), roupas frescas e a prevenção de condições que provavelmente causam suor são as principais recomendações para a criança com brotoeja.

No banho, use sabonete líquido infantil, com glicerina 100% vegetal e que seja dermatologicamente testado e hipoalergênico.

Babymed é uma pomada secativa e cicatrizante, para prevenção e tratamento de assaduras e brotoejas.

Pomada para brotoeja

  • Hipoderme.
  • Hipoderme Ômega 45g.
  • Hipoderme Ômega 90g.
  • Nebacetin.
  • Valerato de betametasona (creme)
  • Valerato de betametasona (pomada).

A brotoeja em bebê é o nome popular que se dá à miliária, uma dermatite inflamatória causada por uma obstrução das glândulas sudoríparas, impedindo a saída de suor.

O recomendado para brotoeja é deixar a criança menos agasalhada, mais fresquinha. “E pode ser usado talco líquido no local para ajudar a secar mais rápido.”

Limpar o rosto do bebê
Com o bebê ainda vestido, para evitar a perda de calor do corpo, deve-se limpar o rosto, bem como ao redor das orelhas e dobras do pescoço, o que pode ser feito com uma bola de algodão ou paninho molhado com água morna.

A alergia ao calor é bastante comum em bebês, pois eles têm a pele mais fina e sensível. Portanto, é fácil que eles sintam as mudanças quando a temperatura aumenta. Essas características também tornam a pele dos bebês mais suscetível a irritações, vermelhidão, coceira e outros sintomas.

– Colocar a boa, velha e famosa Maizena na água do banho do bebê. Se fizer uma pasta de água e Maizena antes de misturar à água do banho dá mais efeito. A quantidade que eu uso é de, mais ou menos, meia xícara de Maizena para um copo de água. Ajuda na amenizar o problema.

Uma dica muito interessante aqui é limpar as dobrinhas do pescoço e restantes locais do corpo do bebê utilizando gaze ou algodão. Limpe todas muito bem, sem esquecer de nenhuma parte. Principalmente no final do banho, lembre-se de secar muito bem as dobrinhas, pois caso contrário, elas poderão ficar avermelhadas.

Existem três formas de utilizar a maisena:

  1. Espalhar uma pitada do pó no bumbum do bebê. Ela não é tóxica em caso de aspiração, como o talco.
  2. Fazer uma mistrinha com óxido de zinco e óleo de amêndoas e passar a cada troca de fraldas.
  3. Colocar uma pitada na água do banho do bebê.

Brotoeja X Alergia ao calor
Embora parecidos, os sintomas da alergia ao suor são um pouco diferentes, com pequenas bolinhas com um círculo vermelho ao redor. Enquanto a miliária dá origem a bolhinhas mais delicadas, a alergia causa manchas vermelhas mais grosseiras, com aspecto inflamado e inchaço da região.