Pode deixar recém nascido só de fralda?

Perguntado por: efernandes6 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália. Por isso, vista nele uma camisetinha ou body fresquinho de algodão.

Pode deixar bebê de 2 meses só de fralda? É melhor evitar deixar o recém-nascido apenas de fraldas porque eles perdem calor corporal com facilidade, consequentemente, passam frio e hipotermia, em casos graves. Por isso, coloque pelo menos um body de manga e perna curta.

Bebês pequenos, sobretudo os recém nascidos e prematuros, devem ficar com roupinha de manga comprida. Em dias quentes, em que um adulto deseja usar roupas frescas e leves, opte por um body sem manga ou de manga curta, e, por cima, coloque macacão de algodão fino, de manga comprida.

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô. No entanto, a quantidade de fraldas depende da capacidade de absorção da fralda e se o bebê faz muito ou pouco xixi.

Tamanho RN (até 3,5 Kg)
A fralda do tamanho recém-nascido normalmente é usada até uns 2 meses de vida.

Na hora de vestir o bebê, prefira sempre tecidos naturais como o algodão, que permitem a transpiração, pois os sintéticos costumam reter mais o calor. Dê preferência também a peças de cores claras. Evite ainda roupinhas muito justas ou apertadas, que dificultam a transpiração da pele.

Embora os bebês sejam muito aquecidos, eles perdem calor com mais facilidade do que os adultos, especialmente os recém-nascidos, e podem ficar resfriados e apresentar sintomas de hipotermia. Quando dormimos, a temperatura corporal tende a cair. Por isso, é melhor evitar deixar o bebê apenas com a fralda à noite.

12 horas

Uso da Fralda: Diurno e Noturno. Tempo de Proteção: 12 horas.

Primeiro dia de vida: normalmente uma vez; Segundo dia: duas vezes; Terceiro dia: três vezes; A partir do quarto dia: entre seis e oitos micções por dia.

A fralda pode cobrir o umbigo e o uso de faixas ou bandagens no local não é recomendado. Às vezes, podemos observar um pouco de sangramento sujando a fralda, mas não se preocupe, isso é normal.

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

Durante o dia, use modelos mais frescos, como Macacões de mangas e pernas curtas, Shorts e Vestidos. Quando temperatura começar a cair, acrescente Calças e peças de mangas longas. Nos dias de mais calor, não é necessário usar Meias ou Sapatinhos.

Os bodys são muito usados nas temperaturas mais quentes, confira:

  1. De 22º a 24º: um body com uma calça comprida e uma camiseta é suficiente para deixar o bebê confortável;
  2. Acima de 25º: um body de manga curta e um short para dias com mais vento e apenas o body para os mais quentes.

O recém-nascido geralmente precisa de 7 fraldas descartáveis por dia ou seja, cerca de 200 fraldas por mês, que devem ser mudadas sempre que encontram-se sujas com xixi ou cocô.

Tamanho P (pequeno)
Você verá no tópico “Quantas fraldas o seu bebê vai precisar” que esse deve ser o tamanho mais abundante no enxoval, pois as trocas são muito mais frequentes nos primeiros dois meses de vida. Em média, os pequenos requerem 8 fraldas por dia! Aliás, esse número é o mínimo.