O que o recém-nascido entende?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Aqui, ele já começa a lembrar dos sons do útero, bem como da voz da mamãe e dos sons que escuta. Ainda, estudos mostram que ele pode diferenciar os sons de fala, como “ba” e “da”, e mover seus olhos em direção aos barulhos ao seu redor.

Por volta do 10º mês de vida, o bebêentende o significado da palavra "não" - muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

Estes gestos são conhecidos popularmente como “o sorriso dos anjos” e são movimentos involuntários motivados por memórias e sensações de prazer. Acredite ou não, os bebés têm memórias e sonhos, principalmente de experiências passadas que foram guardadas desde que estavam no útero.

No primeiro ano de vida, sorrisos e lágrimas são as únicas formas de um bebê se comunicar. - Chorar é um sinal de que eles querem mudar alguma coisa. Sorrir significa o oposto. A risada mostra que a criança quer que você continue o que está fazendo, por exemplo - explica o pesquisador.

“Coloque-o em pé e deite-o aos poucos”, indica a psicóloga. Outra dica da especialista é avisar o que você vai fazer com o pequeno. Faça perguntas como “vamos ver o que tem dentro dessa fraldinha?”. Dessa forma, o bebê sabe que você o conhece e que tem prazer em cuidar dele.

Quando esperar um sorriso real? Os reflexos vão desaparecer por volta dos dois meses e os primeiros reais vão aparecer entre um mês e meio e três meses de vida. Eles dizem muito sobre o desenvolvimento do seu filho, afinal, é um sinal de que a visão melhorou e ele já consegue reconhecer o rosto da mamãe!

O bebê bem estimulado conhece a voz do pai e reconhece essa voz ao nascimento, associando-a ao rosto, o cheiro, o tato. Este vínculo estabelecido durante a gestação é fundamental para o elo psicoafetivo que será amadurecido durante o desenvolvimento.

O bebê com 1 mês enxerga até 30cm de distância, acompanhando objetos e pessoas que se movimentam ao seu redor e fixando o olhar em objetos brilhantes e chamativos. Para dizer que quer alguma coisa ou que algo está incomodando, o bebê costuma se expressar através do choro.

Contos de repetição, de acumulação, textos rimados — além dos poemas — são, por isso, gêneros textuais bem indicados para bebês e crianças pequenas. Livro-imagem e aqueles que tratam os medos com humor (os repletos de monstros, por exemplo) também são boas pedidas.

Você não precisa dar bronca no bebê, mas pode começar a orientá-lo. E essa fase é um verdadeiro exercício do “não”, que será o seu mantra toda vez que o bebê fizer algo que não deve. Toda vez que ele colocar algo na boca ou puxar o fio do aparelho de TV, olhe firme para ele e diga “Não”!

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Após o coto umbilical cair é importante manter o local sob observação e a limpeza deve continuar a ser mantida como antes, até o local estar completamente cicatrizado. Depois do banho, é importante secar o umbigo com uma compressa ou pano limpo, fazendo movimentos circulares suaves.

“Eu te amo”: Quando seu bebê olha para você enquanto mama no peito ou consome a fórmula ele está querendo te dizer que te ama! O bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Não é difícil que bebês engulam um pouco de ar enquanto estão sendo alimentados, e isso aumenta a propensão a ter soluços. Por isso, é importante “esticar” sua barriguinha para liberar o ar acumulado. Além de causar soluços, o ar acumulado na barriga pode causar desconfortos e vômitos.