O que é chute de meta?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

No futebol, o tiro de meta é uma jogada que ocorre quando a bola ultrapassa completamente a linha de gol, mas sem ter sido tocada por um jogador da equipe defensora. Nesse caso, a equipe adversária ganha o direito de reiniciar o jogo com um tiro de meta. O tiro de meta é executado pelo goleiro da equipe defensora.

Se conceder um tiro de meta quando: a bola tenha ultrapassada em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por ltimo um jogador da equipe atacante, e n o tenha marcado um gol conforme a Regra 10.

Alguns incluem chutes com a parte interna, externa e o bico do pé, o calcanhar, a subida, no voo, por cima de si mesmo (bicicleta), com giro (folha seca), e de cabeça.

O TIRO E META
Se concederá um tiro de meta quando: - a bola tenha ultrapassado em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por último um jogador da equipe atacante, e não tenha marcado um gol conforme a Regra 10.

Não há impedimento e vale gol direto.

Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe.

Após um time cometer infração próximo à grande área, um jogador do time adversário cobra uma falta, que pode ser tiro livre direto ou tiro livre indireto. No tiro livre indireto (também conhecido como dois toques), um companheiro de equipe deve tocar a bola antes de o cobrador chutá-la para o gol.

O ARREMESSO de meta será SEMPRE executado pelo goleiro com as mãos (vale lembrar que o goleiro é o único atleta na partida com a prerrogativa de fazer uso das mãos dentro da sua própria área de meta), de qualquer ponto da área defendida pelo mesmo, sendo que a bola entrará em jogo tão logo ultrapasse as linhas da área ...

Tiro de meta. O tiro de meta consiste no momento em que um jogador, geralmente o goleiro, chuta a bola de sua meta para reiniciar a partida. O tiro de gol - como é conhecido no Rio Grande do Sul - é concedido quando a bola ultrapassa totalmente a linha de fundo depois de ter tocado um jogador da equipe atacante.

Linhas de meta é no futebol uma linha que divide interior do campo da parte inferior.

Um passe ou chute de chapa é um toque mais preciso, mas menos potente que um chute de peito de pé, por exemplo. Esse chute, por outro lado, é usado quando estamos mais próximos do gol. Para bater de chapa usamos a parte de dentro do pé.

O dono do chute mais potente da história é o brasileiro Ronny Heberson, ex-Corinthians e Fortaleza, com uma bomba de falta que atingiu incríveis 221 km/h em um jogo entre Sporting de Lisboa e Naval, em 2006 (veja mais abaixo).

Chute de efeito dado com o lado externo do pé, causando uma alteração na rotação da bola: ele fez um gol de trivela.

Regra 16: Tiro de meta
Quando o goleiro posiciona a bola para dar o pontapé de baliza, o adversário não pode roubar-lhe a bola, somente depois que o goleiro tocar nela.

2 - A execução do arremesso de meta dar-se-á exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, de qualquer ponto da área penal, podendo ultrapassar a linha demarcatória do meio da quadra diretamente. 3 - A bola somente estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha demarcatória da área penal.

A regra diz que o goleiro não pode tocar a bola com as mãos depois de recebê-la passada deliberadamente com os pés por um companheiro.

Para aumentar seu constrangimento, Cortés tropeçou ao tentar em vão perseguir a bola quando ela cruzou a linha. Segundo a TNT Sports Chile, o gol foi marcado a uma distância de 101 metros que, se ratificado pelo Guinness World Records, quebraria o recorde de gol de maior distância da história.

Hicham Zerouali foi autorizado a usar o número 0 pelo Aberdeen, clube da Premier League escocesa, depois que os fãs o apelidaram de "Zero".

O defensor marcou em um tiro de meta, a 96,01 metros da baliza oposta, e quebrou recorde mundial de gol mais distante.

Regra Modalidade 3 Toques-Bola
Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão , para ter direito ao 3º toque. O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.

Cada partida será controlada por um juiz, que terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado.