O que é coca na Bolívia?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.

Do tripé, a Bolívia de Evo manteve a legislação com penas duras, sem legalização de consumo nem da maconha. Mas o discurso oficial passou a ser “coca sim, cocaína não”, com ênfase no uso tradicional presente em vários países sul-americanos, inclusive no Brasil –no noroeste amazônico, a folha é chamada de epadu.

A cocaína é uma substância extraída do arbusto Erythroxylon coca, planta que cresce abundantemente nos Andes.

Coca-Cola sabor original contém água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural. Cada 200ml contém 85kcal e 10mg de sódio.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

Como a "descocainização" começou a ser feita
Em 1886, a Coca-Cola tinha uma fórmula baseada na coca, planta da qual a cocaína é extraída, e a noz de cola, que tem a cafeína como ingrediente ativo.

Isso porque, ao longo do tempo, o sabor cola começou a ser reproduzido em laboratório e, hoje, é totalmente artificial, apenas lembrando ao paladar o gosto da noz-de-cola. E você, sabia disso?

No entanto, ainda que inalada por fumo, a substância pode causar lesões pulmonares, queimaduras das vias áreas superiores e até mesmo uma embolia ou hemorragia pulmonar.

Roca ganhou fama durante os anos 1980 junto com seu tio Roberto Suárez, conhecido na Bolívia como o "rei da cocaína". Ambos forneceram toneladas de cocaína ao cartel de Medellín, comandado pelo colombiano Pablo Escobar, que foi morto em uma operação policial na cidade em 1993, segundo o jornal.

Transporte de folhas de coca para ritual deve ser julgado na Justiça Federal, diz STJ. A conduta de transportar folhas de coca de origem boliviana em território nacional amolda-se melhor ao crime de tráfico internacional de entorpecentes do que ao uso de droga para consumo pessoal.

A temperatura mínima, a faixa de temperatura ideal e a temperatura máxima para germinação de sementes de coca estão entre 10 e 15ºC, 25 e 30ºC e 40 e 45ºC, respectivamente. O armazenamento de sementes coca por longo período é inviável em embalagens de papel na geladeira (10ºC ± 2) e em temperatura ambiente (27ºC ± 5).

Posso levar folhas de Coca para o Brasil? Não, o Brasil não permite e classifica o ato como “tráfico internacional de drogas”, de acordo à lei 11.343/2006, pois considera a coca uma droga. A folha de coca não é droga, porém é uma das matérias primas utilizadas na fabricação da cocaína.

Esta substância possui propriedades estimulantes e é comercializada sob a forma de um pó branco cristalino, inodor, de sabor amargo e insolúvel na água, assumindo os nomes de rua de coca, branca, branquinha, gulosa, júlia, neve ou snow.

“A Coca-Cola é, sim, capaz de causar dependência química e psicológica. A cafeína atinge o sistema nervoso, deixando a pessoa mais agitada, enquanto o açúcar desencadeia um efeito energético.

Ela causa uma série de efeitos no organismo: a explosão de açúcar causa uma explosão de insulina, seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (fonte de energia rápida); Na absorção do açúcar e cafeína, as pupilas dilatam, a pressão aumenta e os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, ...

Portanto, consumir refrigerante diariamente e, principalmente, em alta quantidade pode ocasionar diversos males à saúde, como: obesidade, diabetes, hipertensão, cáries, gastrite e até mesmo câncer.

O seu nome foi feito a partir de dois dos seus ingredientes, a COCA (sim, da cocaína, que ela continha em pequena quantidade no início, no séc. 19 – parou de conter há muito tempo) e da COLA, que era retirada da NOZ DE COLA, uma árvore africana da família das esterculiáceas.