O que é considerado chantagem emocional?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Chantagem emocional é uma forma de manipulação psicológica onde o tom de ameaça se faz bastante presente. O chantagista se vale da conexão que possui com a vítima para obter o que deseja, insinuando consequências negativas, caso seja contrariado.

Faz comentários fora de contexto ou aproveita certo tema para fazer uma relação com sua vida, mas sempre de um modo triste. Cabe destacar que o comportamento não ocorre de forma generalizada, mas, sim, quando está tratando com quem deseja manipular para obter algo.

A Lei 14.188 , de 2021 incluiu no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher...., humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação....

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Os manipuladores emocionais são experts em distorcer fatos e isolar acontecimentos, contando no momento e da maneira que mais lhe convém. Assim, conseguem manipular pessoas e circunstâncias para que os resultados sejam do jeito no qual planejaram, tendo uma falsa ilusão de que estão no controle de qualquer situação.

Como lidar com a chantagem emocional

  1. Aprenda a refletir sobre si mesmo e a situação. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Entenda as táticas do chantagista. Procura terapia online ou presencial? ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Estabeleça Limites.

Como lidar com as chantagens emocionais
Se você é vítima de pessoas que fazem chantagem para obter vantagens aqui vão algumas dicas: Não responda diretamente a chantagem, pois isto pode parecer a ele que você "mordeu a isca". Deixe-o falar ou agir até se esgotar. Não ceda de pronto, sem negociar de forma saudável.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

A violência psicológica é uma das espécies de violência contra a mulher e está prevista no art. 7º, II, da Lei Maria da Penha, da seguinte forma: Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: […]

A extorsão precisa de uma complementação por trás (como sequestro, tortura ou qualquer outra forma de coação) enquanto a chantagem dispensa completamente qualquer imposição.

Os manipuladores dão um tratamento silencioso após uma discussão como uma tentativa de fazer você se sentir culpado ou forçá-lo a se desculpar. Eles fazem isso para tomar o poder em um relacionamento, ou como punição por não fazerem o que querem.

Psicopatas têm uma tendência a brincar com a sanidade das pessoas. Uma das formas de manipulação que eles usam é inventar histórias ou distorcer a realidade para você começar a se questionar, sobre se o que fez ou viu era realmente real.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

Se alguém tentar chantagear você (ameaçando compartilhar informações privadas suas caso você não envie dinheiro ou faça algo que não se sente à vontade), denuncie. Você também deve entrar em contato com as autoridades locais de aplicação da lei.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, nos tornamos manipuladores porque em certos momentos de nossas vidas interpretamos situações e vivências como ameaçadoras à nossa existência. "Queremos estar sempre um passo à frente de tudo, e assumir o controle total para que nos sintamos mais seguros.

Perceba se a pessoa sempre quer que você fale primeiro.
Uma pessoa manipuladora quer escutar o que você diz para que possa descobrir seus pontos fortes e fracos. Ela vai fazer perguntas e sondar para que você dê suas opiniões e fale sobre os seus sentimentos.