O que é abandono emocional no casamento?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

No relacionamento, o abandono afetivo significa que o relacionamento se tornou uma fonte de sofrimento para um dos dois e que, para essa pessoa, o desgaste já se tornou maior do que o prazer.

Consequências do abandono afetivo
Além das consequências causadas pelo abandono afetivo na esfera psíquica, tal conduta pode gerar consequências também na esfera jurídica, como, por exemplo, direito à indenização por danos morais. É possível também a exclusão do sobrenome do pai ou da mãe que abandonou o filho/filha.

O sentimento de abandono consiste em um estado de espírito em que a pessoa demonstra estados de angústia, que são expressos pelo sentimento de que ninguém se importa com você, ou de que é, ou logo será abandonado.

Para superar este tipo de medo, é essencial desenvolver amor próprio e autoconfiança. É preciso aceitar que todos nós temos algum medo a ser superado. Além disso, mudar o diálogo interno também é fundamental. Portanto, busque não se subestimar e acreditar que vai ser abandonado.

Abandono: é o ato e a consequência de abandonar. Este verbo pode aludir a deixar algo ou alguém, afastar-se ou desprezá-lo. Rejeição: é o processo e a consequência de rejeitar (resistir, negar ou recusar). Ao manifestar rejeição para com algo, deixa-se em evidência que não se o aceita ou tolera.

Deve estar presente a negativa injustificada dos deveres do poder familiar, haverá de ocorrer o distanciamento na convivência familiar; a omissão ou ação deve comprometer seriamente o desenvolvimento e formação psíquica, afetiva e moral; deve-lhe causar dor, submetê-lo ao vexame, causar-lhe sofrimento, humilhação, ...

  • 2 – Abandono afetivo inverso e o cuidado de filhos com relação aos pais. ...
  • 3 – Abandono de incapaz. ...
  • 4 – Abandono digital e o cyberbullying. ...
  • 5 – Abandono do lar e a perda de propriedade. ...
  • 6 – Abandono intelectual e a negligência em relação à educação. ...
  • 7 – Abandono material e o dever de prestar alimentos.

Prazo. O prazo prescricional para ingresso da ação indenizatória por abandono afetivo, inicia-se a partir do final do “pátrio poder”, ou seja, quando cessada a incapacidade civil, atingindo a maioridade, aos 18 (dezoito) anos. Vejamos o que dispõe o art. 197, inciso II do CC.

“Exatamente em razão de o afeto não ser coisa, mas sentimento, é preciso que um pai saiba que não basta pagar prestação alimentícia para dar como quitada sua 'obrigação'.

A negligência emocional pode ser definida como um abandono das emoções ao longo da vida.

A pena para este crime é de um a quatro anos de detenção, além de multa fixada entre um e dez salários mínimos.

São Paulo — A dor da rejeição não é apenas uma figura de expressão ou de linguagem, mas algo tão real como a dor física. Segundo uma nova pesquisa, experiências intensas de rejeição social ativam as mesmas áreas no cérebro que atuam na resposta a experiências sensoriais dolorosas.

Sintomas: o ciúme é o sintoma mais evidente de que, possivelmente, a síndrome do abandono esteja tomando conta do emocional da pessoa. O indivíduo em questão, por medo da perda, desenvolve um ciúme exagerado para com seus parceiros, amigos e familiares.

Neurose de abandono se refere ao medo de ser abandonado(a) repentinamente. Os motivos são variados, pode ser porque a outra pessoa não é confiável ou porque não se é atraente, inteligente, popular, desejável o bastante.

O complexo de rejeição age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias. Pode até mesmo ser um mecanismo de autossabotagem inconsciente. A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”.

Enriqueça a vida com novos hobbies e atividades.
Manter-se ocupado é um passo importante para redirecionar seu foco e distrair a mente desses sentimentos não correspondidos. Não se dê tempo para pensar nisso. Trabalhe como voluntário ou envolva-se em uma causa que seja importante para você.

Deixe-o saber que você se importa, mas se afaste por algumas horas. Seja solidário a si mesmo e à pessoa com medo de abandono, pois ela pode ter mais dificuldade com isso. Apoie e valide seus medos. A validação é uma parte importante da confiança em um relacionamento.

8 passos para lidar com a rejeição amorosa

  1. Separar a rejeição do rejeitado. ...
  2. Exercite a autoestima. ...
  3. Respeite a não correspondência. ...
  4. Encare a tristeza. ...
  5. Siga a própria vida. ...
  6. Mantenha-se em movimento. ...
  7. Faça uma seleção melhor no futuro. ...
  8. Inverta as posições.

Significado de Abandonar
verbo transitivo direto Sair de um lugar; deixar de estar num local; sair, retirar-se: o cantor abandonou o show ao meio. Deixar desamparado, sem proteção nem atenção: abandonar os filhos a própria sorte.

Como lidar com a rejeição amorosa?

  1. Aceite o que não depende de você Entender que você não tem controle sobre os sentimentos do outro é o primeiro passo para começar a superar um amor não correspondido. ...
  2. Valorize-se. ...
  3. Confie em você ...
  4. Permita-se viver um novo amor. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

No mesmo sentido, no caso dos casais com filhos, quando a guarda fica sob a responsabilidade do pai, a mãe deverá pagar a pensão alimentícia relativa ao filho, sempre que tiver condições financeiras para tanto.