O que é corrente AC DC?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O símbolo de corrente alternada é conhecido mundialmente como AC, um acrônimo em inglês de alternating current. A título de curiosidade, o nome do famoso grupo AC/DC se refere às iniciais de Alternating Current (corrente alternada) e Direct Current (corrente contínua).

Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção. Mas, existem outras diferenças entre elas e algumas formas de identificá-las.

Estas siglas vêm do inglês. AC significa “Alternating Current” e DC significa “Direct Current”. Esta nomenclatura é um tanto absurda parecendo inventada por pessoas que confundem corrente e voltagem. Por exemplo, encontramos nos multímetros uma faixa “V AC” (voltagem corrente alternada).

O motor de corrente contínua faz o controle da velocidade de forma simples, de acordo com a tensão linear aplicada. Já o motor de corrente alternada controla a velocidade e a corrente baseado na frequência da tensão, exigindo um dispositivo variador de frequência.

– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

corrente alternada

A corrente alternada diz-se ser a corrente da natureza, pois é gerada a partir de elementos naturais como quedas d'água, vento, que fazem girar um ímã ou uma bobina para gerar a corrente, como dito acima. Essa é a corrente que chega até as tomadas das nossas casas.

Em resumo, a diferença entre as duas tensões está na capacidade de transmitir energia para locais distantes, já que a corrente alternada possui uma voltagem muito mais alta e consequentemente um maior alcance do que a contínua.

Aparelhos que funcionam com corrente alternada

  • Máquina de lavar.
  • Aspirador de pó
  • Ventilador.
  • Liquidificador.
  • Processador de alimentos.
  • Compressor.

Aparelhos que funcionam com corrente contínua
Todos os aparelhos que funcionam por meio de pilhas e baterias utilizam a corrente contínua. Além disso, circuitos de baixa tensão, como os carregadores de celulares, computadores e lâmpadas, também fazem uso desse tipo de corrente.

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente direta e corrente alternada.

DC – sigla de corrente contínua (em inglês – direct current). AC – sigla, de corrente alternada (em inglês – de Alternate Current).

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

Os motores CA são geralmente considerados mais potentes do que os motores CC porque podem gerar um torque mais alto usando uma corrente mais potente. No entanto, os motores CC são normalmente mais eficientes e fazem melhor uso de sua energia de entrada.

O Motor DC é bastante utilização em automação e robótica. É um motor compacto que pode ser utilizado em diversos projetos, como por exemplo, carro eletrônico. O motor DC é composto por uma caixa de redução com engrenagens que permitem a redução da rotação.

Um motor de corrente contínua, também chamado de motor CC, como o próprio nome já diz, é aquele que é acionado continuamente pela fonte de alimentação, convertendo energia elétrica em energia mecânica.

O que é mais perigoso corrente contínua ou alternada? Entre a corrente contínua e a corrente alternada a mais perigosa é a corrente alternada, em uma comparação das duas correntes com a mesma frequência a corrente alternada pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa.

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Tensões AC acima de 50 V e tensões DC acima de 120 V são fatais. A corrente alternada é mais perigosa do que a corrente contínua porque pode desencadear mais facilmente a fibrilação ventricular. A eletricidade sempre busca o caminho de menor resistência.

Além disso, a corrente alternada sofre muito menos perdas de energia do que a corrente contínua. Nossas casas funcionam com corrente alternada porque é mais eficiente que a corrente contínua na transmissão de energia. Há duas maneiras de falar sobre corrente elétrica: no sentido verdadeiro e no sentido convencional.

10A

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).