O que é D1 e D2 na redação?

Perguntado por: rprates8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

O desenvolvimento é o momento em que você deve desenvolver os argumentos que você apresentou brevemente na introdução, trazendo exemplos, informações e dados estatísticos que possam embasar seu posicionamento diante da temática sugerida.

Antigamente, quando …, percebia-se que … Atualmente, observa-se que … Em consequência disso, nota-se …
...
Outras frases:

  1. Dentre os inúmeros motivos que levaram o …… é incontestável que …..
  2. A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de ……
  3. Fazendo um estudo de ……., percebe-se, por meio de ……, ….

No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

Desenvolvimento do 2º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento; 4. Conclusão (4 a 6 linhas).

Frases para iniciar uma introdução

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Como fazer uma redação para o Enem
O enfoque exigido pelo MEC inclui criar uma tese em relação ao tema apresentado no enunciado. Em seguida, é preciso estabelecer um ponto de vista (na introdução), os argumentos (no desenvolvimento), e uma proposta de intervenção (na conclusão).

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

Como fazer o Desenvolvimento 2

  1. Operador argumentativo iniciando parágrafo;
  2. Tópico frasal (frase em que você anuncia o que será desenvolvido);
  3. Repertório para legitimar o que você está defendendo;
  4. Análise autoral e aprofundada, bem como articulada à análise do repertório;
  5. Fechamento crítico.

Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já passou. Foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor, sendo claro e objetivo. Numa redação, geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um parágrafo.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização.

O D2 tem potência de 19,3 KW, pesa sete toneladas e vai ocupar a posição orbital de 70° W. O artefato ainda é equipado com 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em banda C, 24 transponders em banda Ku e payloads em banda Ka e banda X.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.