O que é DCA no multímetro?

Perguntado por: pcorte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A sigla DCA significa amperagem em corrente contínua (direct current amperage), sendo o mais comum se falar em medição de corrente contínua. A Figura 6 mostra o seletor (chave giratória) posicionado para se medir corrente contínua com o multímetro do VISIR.

V – Tensão DC/AC – função conhecida como voltímetro (mede volts) mA – Corrente DC/AC – função conhecida como amperímetro (mede amperes) W (ou a letra ômega maiúscula do alfabeto grego, que parece uma ferradura) – Resistência – função conhecida como ohmímetro (mede ohms)

O que é corrente AC e DC? As siglas AC e DC são provenientes das siglas da língua inglesa para alternating current e direct current e correspondem à corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes AC e DC é a direção em que os elétrons se movimentam.

Sim é a mesma coisa.

As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage).

Basicamente, o multitester ou multímetro é o aparelho usado para medir tensão ou corrente contínua (DCV), tensão ou corrente alternada (ACV), além de resistência elétrica ( ).

A fonte 24v nada mais é do que uma fonte de alimentação que recebe na sua entrada 110V ou 220V em corrente alternada e converte para 24V em corrente contínua (24 vcc) ou alternada (24vca) com o intuito de alimentar circuitos eletrônicos e circuitos de comando.

A ACV é utilizada tanto por pesquisadores, que buscam ampliar a base científica de conhecimento sobre sistemas produtivos e suas relações com o meio ambiente, quanto pela indústria, que pode aumentar a eficiência de seus processos, reduzir custos e ainda promover o marketing verde de seus produtos.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Agora vamos observar outra escala, destacada abaixo com uma seta informando “escala DCV”. Essa escala serve para medir tensão contínua, com um ajuste de 200 milivolt a 1000V em tensão contínua. É ideal para medir pilhas, baterias e circuitos de placas eletrônicas.

Volt mede a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito, e é representado pela letra V.

Corrente contínua é toda corrente elétrica em que o fluxo de elétrons não muda de direção. Assim, a carga permanece sempre a mesma. Essa carga pode ser constante, no caso de não haver nenhuma mudança de rendimento ou pulsante, quando há uma variação de seu rendimento sem a mudança de sentido.

Normalmente, o multímetro pode ser utilizado como medidor da corrente contínua, da corrente alternada e também da resistência. O multímetro costuma ter várias outras utilidades. Os parâmetros de medição são detectados e selecionados de forma automática de acordo com o conector de medição utilizado.

Todos os aparelhos que funcionam por meio de pilhas e baterias utilizam a corrente contínua. Além disso, circuitos de baixa tensão, como os carregadores de celulares, computadores e lâmpadas, também fazem uso desse tipo de corrente.

A diferença mais óbvia é o tipo de corrente que cada motor transforma em energia, corrente alternada no caso de motores CA e corrente contínua no caso de motores CC. Os motores CA são conhecidos por sua maior potência e eficiência, enquanto os motores CC são valorizados por seu controle de velocidade e faixa de saída.

Resposta: A eletricidade está presente em nossas vidas de duas formas básicas: a energia elétrica que recebemos em casa (VCA – voltagem em corrente alternada) e a energia elétrica das baterias e pilhas (VCC ou VDC – voltagem em corrente contínua).

Motor de corrente contínua (VDC)