O que é hFE no multímetro?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Uma característica importante de um transistor é o seu ganho estático de corrente, também chamado de beta ou hFE. Esta grandeza nos diz qual é o fato de amplificação de sinal de um transistor, ou quantas vezes a corrente de coletor é maior que a corrente de base.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal. A carga pode ser uma lâmpada, uma válvula pneumática, um relé, ou uma entrada de PLC.

As marcações vêm na seguinte ordem: DIGITO, 1. ª LETRA, 2. ª LETRA, NUMERO DE série e SUFIXO. O número de série pode variar de 10 a 9999, e o sufixo, quando existir, indica se o transistor é aprovado para uso por várias organizações japonesas.

BC547 é um componente eletrônico da família dos semicondutores, por ser um transistor pequeno e de baixo consumo de energia, serve para (entre diversas funções) amplificar/interromper a corrente elétrica, possibilitando o controle de uma corrente elevada por uma baixa.

Um TRIAC, ou "triodo de corrente alternada" ou ainda "retificador de silício bipolar" é um componente eletrônico semicondutor, composto por dois retificadores controlados de silício (SCR) complementares, ou seja, ligados em antiparalelo, porém com uma construção que permite a operação com um único terminal de disparo: ...

O TRIAC funciona como um interruptor controlado e apresenta as mesmas características funcionais de um SCR. No entanto, ele possui a vantagem de poder conduzir nos dois sentidos de polarização. A Figura 7.1 mostra sua simbologia. O TRIAC funciona como dois SCRs em anti-paralelo, de acordo com a Figura 7.2.

Um tiristor TRIAC (Triode for Alternating Current) é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR), ligados em antiparalelo, porém com construção que permite operação com um único terminal de disparo (gate).

Exemplos de transistores mais utilizados em circuitos eletrônicos são os transistores NPN e PNP BC548 e BC558, juntamente com outros similares da mesma família. A diferença entre eles está apenas nas características nominais expostas nos datasheets.

O ganho indicaquantas vezes a corrente de coletor é maior que a corrente de base. O fato do transistor permitir um ganho de corrente entre base e coletor não significa que correntes sejam geradas em seu interior.

Para testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.

Sensores indutivos usam um campo magnético para detectar objetos. Sensores capacitivos usam um campo elétrico. Para ser sentido por um sensor indutivo, um objeto deve ser condutor. Isso limita os alvos adequados aos objetos metálicos (em sua maioria).

Nos Transistores de Efeito de Campo Semicondutor de Óxido Metálico, MOSFET, é como um transistor FET, porém o terminal Porta isolado demais por uma fina camada de óxido de silício, o que faz com que os transistores MOSFET tenham uma alta impedância (resistência) na entrada.

Este sensores indutivos NF M12 de proximidade, são dispositivos eletrônicos que são capazes de medir a proximidade de objetos metálicos que entram em seu campo magnético.

Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.

– Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato. – Se o valor medido for menor que o valor do resistor, nada pode ser concluído.

Quando uma tensão é aplicada entre os terminais comporta (gate) e fonte (source), o campo elétrico gerado penetra através do óxido e cria uma espécie de "canal invertido" no canal original abaixo dele. Assim, ele cria um condutor através do qual a corrente elétrica possa passar.

FET é o acrônimo em inglês de Field Effect Transistor, Transistor de Efeito de Campo, que, como o próprio nome diz, funciona através do efeito de um campo elétrico na junção.

O melhor para termos certeza de que um Triac está em bom estado é realizando um teste dinâmico. Para essa finalidade pode ser usado um circuito de prova simples ou um circuito de prova que faça uso do osciloscópio. Existem diversas técnicas para se testar um TRIAC de uso geral com correntes até ins 20 A.