O que é didático pedagógico?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Considera-se que os conhecimentos didático-pedagógicos são conhecimentos necessários para a prática docente e estão relacionados diretamente à ação de ensinar. Como exemplo, podem ser citadas as temáticas sobre planejamento, metodologias, relação entre os sujeitos, currículo e avaliação escolar.

Busca trabalhar conhecimentos fundamentais à formação docente na sua área de atuação, integrando e articulando os conhecimentos que fundamentam a ação educativa, visando contribuir com o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional do estudante.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Tipos de Didática Existentes
Didática Geral: trata dos princípios, métodos e estratégias de ensino que podem ser aplicados a qualquer área do conhecimento. Didática Especial: é voltada para o ensino em áreas específicas do conhecimento, como a Didática da Matemática, Didática da Língua Portuguesa, entre outras.

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Classicamente, a Didática é um campo de estudo, uma disciplina de natureza pedagógica aplicada, orientada para as finalidades educativas e comprometida com as questões concretas da docência, com as expectativas e os interesses dos alunos.

DIDÁTICA. Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra.

Diz-se de métodos e técnicas que se ocupam do ensino. "É possível perceber que o deslizamento de sentido da Didática ao Conhecimento Didático-Pedagógico reintroduz a Didática atrelada à Prática."

São livros escolares que versam sobre questões de ensino e são escritos para formar professores e/ou para auxiliá-los no aperfeiçoamento do seu trabalho.

· Elementos contextuais -> o ambiente, a escola e a sala de aula. · Elementos pessoais -> as crianças e os professores. · Pode ser definido de acordo com as condições climáticas. · Há também os recursos do ambiente, que podem ser espaços naturais ou construídos.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.

O foco da Didática incide no estudo do conhecimento, dos processos de ensino e aprendizagem, na investigação de possibilidades, de estruturação e funcionamento das diferentes dimensões dos conhecimentos, com objetivo de criar probabilidades de ensinar e aprender.

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: professor, aluno e a matéria a ser ensinada.

Uma boa didática passa pela aquisição de um método teórico geral visando à resolução de uma série de problemas concretos e práticos. E concentra-se naquilo que eles têm em comum e não na resolução específica de um entre eles.

De acordo com Haydt (2004, p. 100), o trabalho didático do professor deve ser criativo, jamais repetitivo, com base na realidade e nos objetivos definidos.

No caso da Pedagogia, é a ciência que tem como função o estudo da educação. Já a Didática, consiste na técnica de ensinar, trata-se de um ramo da pedagogia que tem como foco os métodos e técnicas de ensino que são utilizados para concretizar as diretrizes da teoria pedagógica.