Quem é responsável pedagógico?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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II – RESPONSÁVEL PEDAGÓGICO – aquele que acompanha o desempenho escolar do aluno tendo em vista o Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica da CONTRATADA, no que tange as normas de conduta, disciplinares, regimentais, contratuais, bem como quanto às tarefas pedagógicas, avaliações e reuniões quando o seu comparecimento ...

Diretor escolar
Responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, esse profissional foca o seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos alunos a partir de uma educação de excelência, com uma equipe de professores qualificados.

O responsável legal é aquele informado pela instituição de ensino para o Sistema Educacional Brasileiro - SEB.

Segundo a Constituição Federal de 88, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho do cidadão.

É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas. Além disso, ele consegue ter uma visão do processo de aprendizagem na escola como um todo, avaliando o desempenho do conjunto de integrantes de uma turma.

Enquanto a gestão escolar é responsável pela administração de recursos e pessoas, a gestão pedagógica é tudo o que está relacionado à educação dos estudantes e à atuação dos professores. É ela quem desenvolve o planejamento e a organização da proposta pedagógica da escola.

O diretor (a) é quem administra a escola; O coordenador pedagógico tem a função de orientar os alunos e professores; E os demais funcionários desempenham papel importante na secretária ajudando para que a escola possa desempenhar da melhor forma suas funções.

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.

No geral, o diretor escolar deve liderar a organização de toda a escola, auxiliando todos os colaboradores em suas funções. Como um especialista em administração, ele também deve traçar metas para a escola e decidir o método de ensino utilizado. Ele também é o representante da escola em situações legais e sociais.

Conheça a rotina do coordenador pedagógico

  • Preparar momentos para discutir o projeto pedagógico escolar;
  • Desenvolver cursos de formação docente (e realizá-las);
  • Acompanhar o ensino e o processo de aprendizagem em sala de aula;
  • Organizar reuniões com a equipe da instituição;
  • Preparar reuniões de pais e responsáveis.

Outro questionamento, por vezes objeto de dúvida dos alunos, é a licitude da gravação de imagem ou voz do professor para fins de acompanhamento didático, ou seja, gravar conteúdo das aulas para assistir em casa depois. Também nestes casos, o aluno não pode registrar a imagem ou voz do professor sem sua autorização.

  • 1 – Tratar mal seus alunos. ...
  • 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula. ...
  • 3 – Não se atualizar. ...
  • 4 – Não mostrar a importância do conteúdo. ...
  • 5 – Não estabelecer objetivos.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor.

Educação infantil - Ministério da Educação.

211 da Constituição Federal, é assegurada mediante a criação, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, de um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, de natureza contábil.

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).