O que é ser pedagógico?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

adjetivo Que se refere à pedagogia, ciência que se dedica ao processo de educação dos jovens, estudando os problemas que se relacionam com o seu desenvolvimento.

São as práticas pedagógicas que irão guiar os estudantes até os objetivos de ensino e aprendizagem de cada sala de aula, mas também de encontro aos objetivos gerais, constantes no PPP da escola.

Por trabalho pedagógico entende-se todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos.

É esse profissional o articulador do processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas. O pedagogo é aquele que domina sistemática e intencionalmente as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior das escolas.

A diferença entre o pedagogo e o professor
Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia.

Ao pé da letra, podemos entender a intencionalidade pedagógica como o ato de colocar em prática uma intenção que tem finalidades pedagógica, ou seja, que visa o aprendizado. O educador precisa ter isso em mente de maneira clara quando propõe uma atividade para os alunos.

O que é uma proposta pedagógica? A proposta pedagógica é o documento que apresenta a forma como o ensino ocorrerá na escola e o que se pretende alcançar.

As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo.

1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.

As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

Tradicionalmente conhecido em muitas redes como reforço escolar ou recuperação, o apoio pedagógico consiste em atividades oferecidas no contraturno a um grupo de alunos, para desenvolver aprendizagens que estão em defasagem.

Faz-se necessário relembrar que o saber pedagógico é imprescindível no processo de ensino- aprendizagem, auxiliando não somente o aluno, mas também o professor, que se conscientizará sobre o desenvolvimento de sua prática docente.

Sugere-se que trabalho pedagógico é trabalho dos professores quando, na escola, há espaços e tempos para a produção de conhecimento em movimentos dialéticos entre o projeto pedagógico individual dos professores e o projeto pedagógico institucional, constituindo a práxis pedagógica.

Para a pedagoga, o principal desafio é “trabalhar o ser humano em sua humanidade”, algo que, para ela, a grade curricular não acompanhou. “O pedagogo percebeu essa necessidade para com a atualidade, mas a universidade, não. O profissional recebe uma formação que na prática é totalmente diferente”, critica.

R$ 2.073,67

O salário médio de um Pedagogo no Brasil é de R$ 2.073,67.

Onde o pedagogo pode atuar fora da escola?

  • Empresas.
  • Hospitais.
  • ONGs.
  • Centros de reabilitação de jovens e adultos.
  • Produção de material didático.
  • Núcleos de Educação a Distância.
  • Clínicas de psicopedagogia.
  • Carreira acadêmica.

A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos (condutor). Portanto, pedagogo significa condutor de crianças,aquele que ajuda a conduzir o ensino.