O que é doença do trabalho ou doença ocupacional Cite 3 exemplos de cada?

Perguntado por: ecardoso2 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

A doença ocupacional ou profissional está definida no artigo 20, I da Lei n. 8.213 de 24 de julho de 1991 como a enfermidade produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Asma Ocupacional
Causada pela inalação de agentes tóxicos que causam alergia, a asma se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias do trabalhador por poeiras de substâncias como algodão, borracha, linho, madeira, etc. É a doença respiratória mais comum relacionada ao trabalho.

Conheça as 5 principais doenças relacionadas ao trabalho

  • LER. A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  • DORT. As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. ...
  • Surdez definitiva ou temporária. ...
  • Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho. ...
  • Dermatite Alérgica de Contato.

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são causadas por fatores inerentes à atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que são causadas pelas circunstâncias do trabalho. As primeiras possuem nexo causal presumido, mas nas segundas a relação com o trabalho deve ser comprovada.

De modo geral, as doenças profissionais podem incapacitar uma pessoa a longo prazo. Dessa forma, ele pode ter direito à aposentadoria por invalidez e, em alguns casos, à aposentadoria especial. Já as doenças do trabalho, muitas vezes, necessitam de um afastamento.

  • Doenças Bacterianas. Existem diversas doenças bacterianas, algumas brandas e outras mais graves,... ...
  • Doenças genéticas. As doenças genéticas estão relacionadas com alterações na sequência de... ...
  • Doenças Psicológicas. ...
  • Doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Micoses. ...
  • Protozooses. ...
  • Verminoses. ...
  • Viroses.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o termo saúde diz respeito ao perfeito bem estar físico, mental e social do indivíduo e não apenas à ausência de doença. Já a doença se caracteriza como um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam o indivíduo, alterando o seu estado normal de saúde.

As doenças ocupacionais são aquelas que foram adquiridas ou provocadas, direta ou indiretamente, pelo exercício da atividade profissional. Ou seja, elas surgem por meio das ações que o trabalhador desempenha todos os dias ou podem ser causadas de forma indireta pelas condições que uma pessoa executa o seu trabalho.

Toda doença que o trabalhador adquire em razão da sua atividade profissional enquadra-se como doença ocupacional. A enfermidade pode ter relação direta ou indireta com sua atividade – os advogados chamam isso de nexo de causalidade ou nexo de concausalidade.

Quais doenças não são decorrentes do trabalho?

  • doença degenerativa;
  • doença inerente a grupo etário;
  • doença que não produza incapacidade laborativa;
  • doença endêmica, como regra.

LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.

As causas para umas das principais doenças ocupacionais ocorrem por conta da pressão exagerada de gestores, metas inalcançáveis, conflitos no ambiente de trabalho — como bullying e outros casos de assédio — ou mesmo fatores estressantes que impactam o bem-estar psicológico do profissional.

A OMS define como doença ocupacional os problemas de saúde contraídos pelo trabalhador após ficar exposto a fatores de risco decorrentes da sua atividade laboral, que afetam sua saúde física e mental.

Doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Código Internacional de Doenças (CID), os tipos de doenças são classificados em: Infecciosas e parasitárias; Neoplasias (tumores);

Organização Mundial da Saúde divulga nova Classificação Internacional de Doenças. A Classificação Internacional de Doenças (CID) é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las

  1. 1 – Doenças Cardiovasculares. ...
  2. 2 – Câncer. ...
  3. 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias. ...
  4. 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas. ...
  5. 5Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.