O que é dormência emocional?

Perguntado por: lbarreto3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Dormência emocional se refere à incapacidade de sentir emoções. Normalmente, o sentimento é temporário. Entretanto, para alguns pode se tornar um modo de vida, geralmente adotado após um trama para se proteger de dores emocionais e físicas.

O entorpecimento emocional é um mecanismo de defesa. É como se a mente criasse uma desconexão do que está acontecendo para nos proteger, quando é insuportável demais. Imagine que nossos sentimentos são como as cores, com todas as suas variações, alguns tons mais quentes e outros mais frios.

Em pessoas com síndrome do pânico esses sintomas podem surgir acompanhados de outros sintomas, como suor frio, dor no peito, arritmia e formigamento. “Esse formigamento pode ocorrer por causa da liberação da adrenalina. O corpo entende que você está se preparando para uma situação de luta, ou fuga.

A sensação de formigamento ou dormência nos braços ou pernas requer atenção. Quando os episódios ocorrem sem causa aparente ou de forma repetida, isso pode indicar problemas de saúde mais sérios, que exigem diagnóstico e tratamento médico.

As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer
A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.

Assim como outras condições de saúde mental, existe tratamento para a dormência emocional. Buscar ajuda de um psicólogo ou terapeuta é essencial para descobrir a causa. Dito isso, um terapeuta pode ajudá-lo a encontrar melhores maneiras de lidar com experiências e emoções excessivas.

Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

O Angiologista é o médico especialista capaz de identificar a causa da dormência e do formigamento nas pernas!

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Tipos de dor emocional
A depressão exige atenção médica e pode provocar dores nas costas e nos músculos, cansaço, dores de cabeça, problemas de visão e problemas digestivos. Já a tensão nos músculos, dor no peito e respiração curta podem ser causadas pela ansiedade, que libera adrenalina, assim como a raiva e o medo.

O estresse emocional consiste em reações físicas e psíquicas diante de situações inesperadas e, geralmente, negativas. Isso acontece porque o organismo interpreta essas situações como um sinal de perigo, liberando cortisol e adrenalina, hormônios que deixam o corpo em alerta ou pronto para a “fuga”.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.