Quando a dormência e preocupante?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A sensação de formigamento ou dormência nos braços ou pernas requer atenção. Quando os episódios ocorrem sem causa aparente ou de forma repetida, isso pode indicar problemas de saúde mais sérios, que exigem diagnóstico e tratamento médico.

O médico mais indicado para acompanhamento destes sintomas é o neurologista.

Dormência é uma sensação como a que ocorre durante o efeito de anestesia local, por exemplo, para tratamento odontológico. Formigamento é o que se sente quando deita de mau jeito, por cima do braço. Em ambos os casos, a sensação é transitória e a recuperação é completa.

O formigamento nas mãos e pés pode acontecer quando há uma compressão (aperto) externo causado por um trauma ou superfície. Um exemplo bem comum dessa sensação nos pés é quando a pessoa fica por um período sentada sobre os membros ou em uma posição que exerce pressão sobre eles.

É comum que aconteça dormência junto com uma sensação de formigamento. Você pode ter sentido essa sensação se já teve um braço ou uma perna “adormecido” por ser colocado em uma determinada posição por muito tempo. Essa sensação também pode se parecer com: queimação.

A parestesia é a sensação de picadas, formigamento ou dormência que acontece em partes do corpo, como o rosto, mãos ou pernas, sendo geralmente transitória e causada por ansiedade, estresse ou mesmo por dormir sobre um braço, por exemplo, nem sempre indicando um problema sério.

É importante consultar o reumatologista, clínico geral ou ortopedista sempre que surgirem sintomas de formigamento ou dormência no corpo, especialmente quando acompanhada de outros sintomas, para que sejam feitos exames para identificar a causa e realizar o tratamento mais adequado.

Quais são os principais sintomas?

  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e outras características como dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio, podem ser sintomas de infarto.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Dormência e formigamento geralmente são sintomas benignos e transitórios. Após ficar muito tempo em uma posição pouco ergonômica, o paciente vai senti-los, mas eles não duram mais do que alguns minutos. No entanto, caso eles persistam, são um importante alerta para o comprometimento da saúde dos nervos locais.

A dormência tem causas diversas e ocorre quando uma parte da via de receptores sensitivos na pele até o cérebro não funciona corretamente. Se o indivíduo apresentar qualquer sinal de alerta. Pode ser um sintoma de mau funcionamento do sistema nervoso.

Sintomas gerais de demência

  1. Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  2. Problemas em usar a linguagem.
  3. Mudanças na personalidade.
  4. Desorientação.
  5. Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  6. Comportamento perturbador ou inapropriado.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

A principal causa da má circulação é a doença arterial periférica (DAP), resultado do estreitamento das artérias por placas ateromatosas. Estas são formadas pelo depósito de colesterol, proteínas, cálcio e substâncias inflamatórias na parede dos vasos sanguíneos. Esse processo recebe o nome de aterosclerose.

A neuropatia periférica é uma condição que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. Isso pode causar perda da sensibilidade, debilidade e atrofia muscular, principalmente em mãos e pernas.

Tratamentos “tradicionais”
Os medicamentos disponíveis para tratar esse problema (amitriptilina, gabapentina, pregabalina, carbamazepina) costumam aliviar a sensação de queimação, porém são raros os casos em que a resposta seja satisfatória.

Um dos maiores desafios relacionados à esclerose múltipla é reconhecer seus sinais e sintomas, que incluem fadiga intensa, fraqueza muscular, vertigens não características, alteração do equilíbrio, déficits da coordenação motora, disfunção intestinal e da bexiga, transtornos visuais e alterações sensitivas (dormência ...

A ressonância magnética (RM) é o melhor exame de imagem para detectar a esclerose múltipla. Em geral, esse exame detecta zonas de desmielinização no cérebro e na medula espinhal.

Por motivos genéticos ou ambientais, na esclerose múltipla, o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (capa que envolve todos os axônios) que recobre os neurônios e isso compromete a função do sistema nervoso. A característica mais importante da esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos.