O que e evaporação de exemplo?

Perguntado por: ymodesto6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior. Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.

Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

Existem três tipos de vaporização: evaporação, ebulição e calefação.

  • Evaporação.
  • Ebulição.
  • Calefação.

A passagem do estado sólido ao estado líquido é chamada de fusão, ou, como popularmente é conhecida, derretimento. O gelo, tanto das calotas polares, quanto do nosso copo de suco, se tornando água líquida é um exemplo de fusão.

A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.

Na ebulição acontece a passagem do estado líquido para o estado gasoso por um aumento na temperatura. Exemplo de Ebulição: Àgua fervendo; Já na evaporação acontece uma mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de modo gradual e lento. Exemplo de Evaporação: A roupa que seca no varal.

A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.

As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.

Evaporação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Ela ocorre na superfície livre dos líquidos, de forma lenta e gradual, em qualquer temperatura. Uma substância quando está no estado líquido apresenta menor força de coesão entre seus átomos do que quando está no estado sólido.

A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso. O movimento provocado pela temperatura das moléculas deve ser suficiente para vencer a tensão superficial das substâncias e atingir o processo de evaporação.

A evaporação é um método de separação de misturas que é usado na salinas para obtenção de sal.

O processo de conversão de um líquido para gás é chamado evaporação. São necessárias 600 cal para converter 1 g de água para vapor d'água em 0° C ou 540 cal em 100° C.

Em dias secos, a pressão é menor e as moléculas de água vão para o ar com maior facilidade. Quando sopra, o vento varre a superfície do líquido, levando algumas moléculas consigo. Por isso, o vento ajuda a secar as roupas.

Evaporação é a passagem da água em estado líquido para o estado gasoso. Isso acontece com o aumento da temperatura, que transforma a água líquida em vapor.

Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.

A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes. (imagem: bolinhas de naftalina).

Quando a substância líquida começa a entrar em estado de solidificação, então ela mantém a sua temperatura até que fique totalmente sólida, em seguida a temperatura continua a diminuir. Um exemplo disso seria no caso da água virando gelo, onde a água sofre com a baixa temperatura.

Resposta verificada por especialistas. Conseguimos derreter o gelo com maior facilidade pois o calor latente de fusão é menor do que o de ebulição da água.

Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).