Quais são os fatores que interferem na evaporação de que maneira eles interferem?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Os fatores são: Pressão e Temperatura Baixa, quando a temperatura está baixa e não está acima do normal o liquido fica morno e dificulta mais a evaporação.

Temperatura: quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da evaporação. Pois quanto maior a temperatura, maior é a energia cinética das partículas. Desta forma, mais partículas irão escapar da superfície do líquido.

As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.

Resposta: a tempertaura , umidade do ar, e pressão atmosferica.

Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.

A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água.

O termo evaporação define a vaporização que acontece de forma lenta, ou seja, que demora para acontecer e depende exclusivamente do calor presente no ambiente. Um exemplo de evaporização em nosso dia a dia é quando colocamos roupa para secar no varal.

Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.

Os seguintes fatores podem alterar a velocidade de uma reação química: concentração de reagentes, temperatura, superfície de contato e presença de um catalisador. A velocidade de uma reação é representada pelo consumo dos reagentes e a formação dos produtos.

São esses fatores: Temperatura, concentração de reagentes, superfície de contato e catalisadores.

Por sua vez, a umidade do ar é influenciada por diversos fatores como a maritimidade, a continentalidade, as massas de ar, o tipo de vegetação, dentre outros. Locais próximos ao mar ou rios a evaporação da água tende a ser maior.

Temperatura: quanto maior a temperatura, maior a evaporação. O aumento da temperatura traduz um aumento da agitação molecular, ou seja, as moléculas estão com mais energia, facilitando sua passagem para o estado gasoso.

Resolução: quanto maior a temperatura de ebulição de um líquido, menor será sua pressão de vapor. Assim, quanto menor sua temperatura de ebulição, maior será sua pressão de vapor.

O princípio básico desse processo é a evaporação do líquido por aquecimento e, em seguida, sua condensação, tornando-o líquido novamente, mas agora separado do componente sólido.

Quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor, porque a elevação da temperatura favorece a evaporação do líquido. Isso explica o fenômeno da ebulição.

Evaporação: é usada para separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse. O sal de cozinha é extraído da água do mar por evaporação.