Como diminuir a evaporação?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Diversos métodos são usados para reduzir a evaporação de reservatórios, sendo os mais comuns aqueles baseados na cobertura da água com lonas e placas flutuantes ou na instalação de quebra-ventos e dispositivos para sombreamento.

Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.

A evaporação em qualquer tanque é resultado do efeito conjugado da radiação solar incidente (Rs), velocidade do vento (U), temperatura do ar (T) e déficit de saturação (d) entre a superfície evaporante e o ar atmosférico logo acima, ou seja, Evaporação = f [Rs, U, T, d] Características do TCA (Figura 1):

Pressão. A evaporação será mais rápida quanto menos pressão for exercida sobre a superfície do líquido, pois ela dificulta o escape das moléculas.

Umidade do ar: quanto menor a umidade, maior a evaporação.

O que facilita o líquido de evaporar é a diferença de pressão entre a superfície do líquido e o vapor ambiente. Pressão: A vaporização ocorre de maneira mais rápida caso não ocorra interferência da pressão sobre a superfície do líquido, dificultado o escape das moléculas.

As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.

A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.

3. Calefação: É o tipo de evaporação mais rápida, é a passagem abrupta para o estado de vapor que ocorre quando o líquido se aproxima de uma superfície muito quente.

ponto de ebulição
Por exemplo, no nível do mar, a água ferve a 100ºC, enquanto o etanol ferve a 78ºC. Isso ocorre porque as forças de atração nas moléculas da água são mais fortes. Dessa forma, dizemos que o álcool é mais volátil que a água, ou seja, tem menor temperatura de ebulição.

A evaporação ocorre à superfície de um líquido, em que algumas das moléculas com energias cinéticas mais elevadas escapam para a fase gasosa. O resultado é uma diminuição na energia cinética média das moléculas do líquido e consequentemente uma diminuição da sua temperatura.

Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

Área da superfície livre: como a evaporação ocorre na superfície livre dos líquidos, quanto maior a superfície, maior é a quantidade de partículas que deixará o líquido. Concentração de vapor sobre o líquido: quanto maior a quantidade de vapor, menor será a velocidade de evaporação.

A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água.