O que é hipertextualidade exemplos?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Um forte exemplo de hipertexto são os artigos na internet. No corpo do texto eles apresentam diversos links ("ligação" em inglês) ou hiperlinks nas palavras ou nos assuntos que estejam relacionados. Isso permite que o próprio leitor tenha uma posição mais ativa, escolhendo as informações que prefere acessar.

A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

É uma estrutura composta de blocos de texto conectados por nexos (links) eletrônicos que oferecem diferentes caminhos para os usuários. O hipertexto providencia um meio de arranjar a informação de maneira não-linear, tendo o computador como automatizador das ligações de uma peça de informação com outra.

Hipertextos. Termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

Em 1967, foi produzido o primeiro verdadeiro sistema digital de hipertexto, o Hypertet Editing System concebido na Brown University, sob a orientação de Andries van Dam. O Hypertext Editing System foi o primeiro sistema operacional.

Na verdade, o hipertexto resgata e modifica antigas interfaces da escrita, como a segmentação em módulos (capítulos e seções), o acesso seletivo e não-linear ao texto (índices e sumários), as conexões a outros documentos (notas de rodapé e referências bibliográficas), implementadas com novas tecnologias.

Dizer que hipertexto é um texto elástico significa que ele tem estrutura flexível, permitindo a leitura não linear, de acordo com os interesses do leitor.

Resposta. Resposta:No hipertexto, o leitor passa a ter uma participação mais ativa, pois ele pode seguir caminhos variados dentro do texto, selecionando pontos que o levam a outros textos ou outras mídias para complementar o sentido de sua leitura.

Resposta: E) A criação de textos colaborativamente.

Adicionar o link

  1. Selecione o texto ou objeto que você quer usar como hiperlink.
  2. Clique com o botão direito do mouse e clique em Hiperlink .
  3. Em Vincular a, clique em Colocar neste Documento.
  4. Na lista, escolha o título ou o indicador para o qual pretende estabelecer um link.

Quando falamos em hipertextos, facilmente percebemos a presença da multimodalidade nos gêneros digitais. Um exemplo disso são os emoticons, ícones utilizados em conversas online para transmitir a emoção dos indivíduos.

Olá Bren, a resposta correta é a quarta alternativa: Um documento que possui ligações com outros documentos e que possibilita uma navegação não linear entre os mesmos.

A gama de possibilidades do mundo virtual é conhecida como hipertextualidade. Com isso, é mais comum notar a presença da hipertextualidade quando acessamos um meio digital que trabalha com um tema principal.

Descrição. A função HYPERLINK cria um atalho que salta para outro local na pasta de trabalho atual ou abre um documento armazenado em um servidor de rede, um intranet ou na Internet.

Na guia Inserir , selecione hiperlink. Você também pode clicar com o botão direito do mouse na célula ou no elemento gráfico e, em seguida, selecionar o link editar no menu de atalho ou pode pressionar CTRL + K. Na caixa de diálogo Editar hiperlink , faça as alterações desejadas.

Isso, facilita a interatividade entre textos, permitindo múltiplas leituras. Por meio do hipertexto o leitor torna-se ativo (ou até um coautor). Dessa maneira, ele escolhe as informações e a ordem que prefere ler, ver ou ouvir, criando assim, uma relação entre elas.

Na década de 60, Theodor Nelson (criador do termo hypertext) começou a estruturar alguns dos fundamentos do hipertexto e denunciou as limitações da informática à nova ferramenta.

Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.