O que é importante consumir leite no café da manhã?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Tomar leite no café da manhã também melhora nossa saciedade ao longo do dia. De acordo com o estudo, a digestão do whey e da caseína, proteínas presentes naturalmente no leite, faz o estômago liberar hormônios que desaceleram a digestão e aumentam a sensação de saciedade.

Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.

Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. O consumo adequado destas substâncias desde a infância e na vida adulta pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-los contra doenças como a osteoporose.

Olá. Com certeza o leite faz muito bem e o seu consumo é recomendado para todas as idades, em especial crianças e idosos. Trata-se de um alimento completo, sendo uma fonte natural de proteína, carboidrato (lactose), gordura, cálcio e vitamina D.

O leite, portanto, é um excelente nutriente que pode, sim, nos acompanhar a vida inteira, todos os dias. Mais importante: até os dias de hoje não se conseguiu produzir uma fórmula láctea tão completa e perfeita para nós, humanos mamíferos, como o leite materno.

— Na falta dessa diversidade, a própria exclusão do leite irá diminuir a disponibilidade de proteína, cálcio, vitamina D e magnésio no organismo — reforça a nutricionista. Além dos benefícios nutricionais, a versatilidade do consumo de leites e derivados permite uma dieta mais saborosa e diversificada.

Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.

O que acontece com o corpo quando cortamos o consumo de lactose. Depois de uma semana sem consumir lactose, por exemplo, é bem provável que o intestino fique mais limpo, o corpo menos inchado e haja uma diminuição na formação de gases intestinais, por exemplo.

Café da manhã é mesmo a refeição mais importante por garantir a energia necessária para o dia.

“Pesquisas mostram que não ingerir a refeição matinal diminui a função cognitiva e a capacidade de concentração”, afirma Adriane. Fora o baixo rendimento, não tomar o café da manhã pode causar ganho de peso.

O leite mantém a pele firme e suave
Um estudo descobriu que 12% do ácido lático tópico pode ajudar a melhorar a aparência da pele ao reduzir linhas finas e rugas. Também ajuda a manter a pele firme e suave (3). O leite tem um leve efeito esfoliante. Aplicá-lo no rosto pode ter resultados semelhantes.

Por exemplo, a recomendação geral para adultos é consumir 3 copos de leite ao dia ( ou iogurte ), para obter a mesma quantidade de cálcio por fonte vegetal, é preciso consumir, de 4 a 5 xícaras de couve por dia.

O leite pasteurizado, geralmente vendido em saquinhos (como antigamente) ou em garrafas, é o mais indicado. Ele passa por um processo de alta temperatura que mata micro-organismos prejudiciais à saúde, mas mantém as bactérias que fazem bem à digestão, como os lactobacilos.

Nos dias mais quentes, opte pelo leite gelado para reduzir a temperatura do corpo e o calor pelas manhãs. Já no inverno, um copo de leite com gengibre para esquentar caiu muito bem! Como o gengibre é um termogênico, ele ajudará a aumentar a temperatura do corpo e te manter aquecido.