O que é intuitiva emocional?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Pensamento intuitivo emocional: diz respeito a capacidade de perceber de forma repentina traços de personalidade das outras pessoas, ou se elas estão se sentindo bem ou mal no dia em questão.

Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.

Em outras palavras, intuição é um dom de quem tem sensibilidade aguçada, consegue perceber o que vai acontecer, as intenções dos outros e direcionamentos do futuro sem ajuda de um raciocínio específico. Você simplesmente sabe, e na maioria das vezes você acerta.

Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.

Na literatura psicológica, a intuição geralmente é explicada como um ou dois modos de pensar, junto ao raciocínio analítico. O pensamento intuitivo é descrito como automático, rápido e subconsciente. Por outro lado, o pensamento analítico é lento, lógico, consciente e deliberado.

Intuição é um sentimento que os seres humanos afirmam manifestar ao tomar uma decisão sobre algo ou uma situação. Segundo a psicologia, ela é uma forma de conhecimento inconsciente. Os palpites tomados pelo indivíduo são gerados na parte inconsciente da mente, por meio de experiências anteriores.

Deste modo, para Schopenhauer a intuição é a forma mais pura de conhecimento da realidade. Ela produz um conhecimento real da coisa. Através dos órgãos sensoriais a intuição representa o objeto na mente que é apreendido pelo entendimento. Em seguida a razão conceitua o objeto, formando o conhecimento abstrato.

Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

A intuição espiritual
Um exemplo de intuição espiritual é a diferenciação que fazemos entre um objeto e outro, ou seja, a relação de diferença é decorrência de um objeto de uma intuição e não de um objeto sensível.

Use seu palpite como uma informação valiosa. A intuição é uma habilidade como qualquer outra. Você pode desenvolver a sua intuição, aplicando-a conscientemente através da prática regular. Quanto mais você praticar a sua capacidade intuitiva mais confiante você vai se tornar em usar sua intuição.

A intuição é o nosso “raciocínio subjetivo”, ou seja, a nossa capacidade de conseguir respostas que não venham pela via racional. Ela é a responsável por nos mostrar as coisas além da perspectiva da mente e nos leva em contato com um nível ampliado de consciência e percepção da vida.

Portanto, é possível explicar o que é sexto sentido de uma forma simples: é uma capacidade do cérebro que envolve o cruzamento de informações dos dois hemisférios - o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Pessoas mais sentimentais podem desenvolver melhor o dom da intuição.

Trata-se de conseguir chegar a um conhecimento que está implícito em alguma situação, sem que isso seja feito de forma consciente. Isso explica porque ela acontece no campo do inconsciente: a maior parte da nossa atividade cerebral se dá fora do campo da percepção consciente.

O sexto sentido é basicamente a capacidade de um ser humano de perceber algo que não está realmente lá. Por exemplo, você sente que algo vai acontecer antes mesmo de realmente experimentá-los. Ou, você sonha com algo e se torna realidade.

Quando a sua intuição fala com você, e quando você aprende a entrar em sintonia com ela, você vai sentir confiança e clareza quando fala. Quando você está com medo, é o ego falando, logo, deve sentir medo e incerteza.

A intuição se desenvolve a partir da experiência, em especial nas situações em que há padrões e tendências. Para que a intuição esteja certa, é necessário que a área de interesse tenha, de fato, padrões e tendências. Caso contrário, a “intuição” será um tiro no escuro.

“Quando falamos da intuição feminina como um dom, estamos falando da capacidade de antecipar ou antever algo sem saber muito bem o por quê. Como fenômeno, a intuição tem essa característica, uma ideia que vem de outro lugar”.

Como então utilizar bem a intuição ou a sensibilidade a seu favor? Primeiro será importante se conhecer, saber como você se sente, percebe e observa o mundo e as coisas, pois só assim será capaz de identificar um novo pensamento ou uma ideia vinda do “nada” como algo que realmente quer lhe dizer alguma coisa.

8 Exercícios Para Desenvolver a Intuição

  1. Observe Tudo. Muitos andam completamente inconscientes do que realmente está acontecendo ao seu redor. ...
  2. Escreva Automaticamente. ...
  3. Anote Seus Sonhos. ...
  4. Medite. ...
  5. Exercite a Visualização. ...
  6. Converse Consigo Mesmo. ...
  7. Pratique. ...
  8. Reconheça a Sua Intuição.

Outra forma de diferenciar a intuição e a ansiedade é que, enquanto a intuição nos ajuda a focar no presente, a ansiedade faz com que nos concentremos somente no futuro, criando desfechos irracionalmente negativos para qualquer situação.

O que é Intuição:
Percepção de acontecimento, verdade. ou, pressentimento sobre acontecimento futuro.