O que é via intuitiva emocional?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Corresponde à capacidade de detectar subitamente os principais traços de personalidade dos outros, ou o estado emocional em que se encontram. Percebe-se quem são ou como estão, sem palavras.

A intuição intelectual, emotiva e volitiva
A intuição real pode dividir-se em três categorias. Quando predominarem as faculdades intelectuais do filósofo, a intuição será intelectual, a qual terá no objeto seu correlato exato.

Significado de Intuitivo
Que age por intuição: comportamento intuitivo. [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.

A intuição pode ser definida de muitas formas: capacidade de compreender coisas imediatamente sem necessidade de usar a lógica, capacidade de tomar decisões rápidas de forma inconsciente, etc. Cada dia, durante toda a nossa vida, tomamos decisões de forma contínua.

A intuição ou o instinto também são o resultado de vários processamentos que ocorrem no cérebro. Pesquisas sugerem que o cérebro é uma grande máquina de previsões, constantemente comparando a informação sensorial e as experiências atuais com o conhecimento depositado e as memórias de experiências passadas.

1. Competência intuitiva – o professor não se contenta em executar o planejamento elaborado: ele busca sempre alternativas novas e diferenciadas para seu trabalho. Assim, a ousadia acaba sendo um de seus principais atributos.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, já sugeria que a explicação para muitas das ações e ideias das pessoas advém do inconsciente. Por isso, a intuição como fator-chave na tomada de decisões se baseia na combinação entre evidências ou dados e, ao mesmo tempo, no que se encontra disponível na memória de uma pessoa.

Segundo Kahneman, poder confiar nela em uma decisão requer que a pessoa tenha tido muita experiência de observação do tema em questão. Para conhecer muito o assunto a ponto de criar uma intuição que pode ser acreditada, é preciso saber quase imediatamente se acertou ou não sobre suas previsões.

Técnicas para despertar a intuição

  1. Mais atenção com os sonhos.
  2. Anote os pensamentos diários.
  3. Não despreze as emoções.
  4. Manter em equilíbrio a mente, o corpo e o coração.
  5. Observação do mundo.
  6. Aproveite os momentos de solidão.

Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

Trata-se de conseguir chegar a um conhecimento que está implícito em alguma situação, sem que isso seja feito de forma consciente. Isso explica porque ela acontece no campo do inconsciente: a maior parte da nossa atividade cerebral se dá fora do campo da percepção consciente.

A intuição pode ser uma força orientadora poderosa e mais desenvolvida para alguns do que os outros. Algumas pessoas sentem um forte impulso ou sentido quando algo está errado, enquanto outras, com uma intuição menos desenvolvida, podem sentir um pequeno indício de que não estão realmente certas de como interpretá-lo.

Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.

Isso porque as pessoas dotadas de boa intuição costumam analisar tudo: o que ele disse, o que aconteceu, o que outras pessoas disseram, como as coisas se desenrolaram. Ele pensa antes de dizer, analisa tudo ao seu redor com rigor querendo saber o que está por detrás de um pensamento, uma fala ou uma ação.

capacidade de iniciativa (capacidade de tomar providências por conta própria dentro de sua competência); 4. produtividade (rendimento compatível com as condições de trabalho produzido e atendimento a prazos estabelecidos);

A seguir detalhamento dos tipos de competências individuais:

  1. Competências Técnicas. As competências técnicas são aquelas necessárias ao desempenho de atividades operacionais ou de assessoramento, sem o exercício formal da liderança. ...
  2. Competências Comportamentais. ...
  3. Competências Gerenciais.

Já as competências comportamentais se referem à existência de características pessoais compatíveis com as exigências do cargo. Dessa forma, aqui temos habilidades mais focadas em características individuais da pessoa e de que modo ela se comporta no dia a dia de trabalho.

As pessoas tendem a ser mais precisas ao analisar a honestidade de uma pessoa — e se ela está mentindo sobre um evento específico — quando solicitadas a confiar na sua intuição e não quando se pede que elas analisem e verbalizem suas razões.

“Quando falamos da intuição feminina como um dom, estamos falando da capacidade de antecipar ou antever algo sem saber muito bem o por quê. Como fenômeno, a intuição tem essa característica, uma ideia que vem de outro lugar”.