O que é Jordão na Bíblia?

Perguntado por: urodrigues6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

o Jordão é essencialmente o rioda Palestina e o limite natural do país ao oriente.

O Jordão era (e ainda é) uma fonte importante de água para Israel. Havia também rotas comerciais importantes que passavam pelo rio Jordão. Por isso, o rio era um lugar de trânsito bastante populoso. Atualmente, o rio Jordão fica na fronteira entre Israel, a Oeste, e a Jordânia e a Síria, a Este.

Betânia do Além Jordão era uma antiga cidade da Judeia/Samaria, na margem oriental do Rio Jordão, fora da Terra Santa. Nessa antiga cidade Jesus foi batizado por João Batista. Não deve ser confundida com Betânia, cidade próxima a Jerusalém.

Os constantes mergulhos na água do Rio Jordão entregam que ali, em Qasr al-Yahud, teria sido o local onde Jesus Cristo foi batizado. Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.

Porém, Naamã mostrou-se inconformado com a orientação que o mensageiro trouxe; ele acreditava que teria um encontro com o profeta e que o mesmo oraria a Deus para que Ele o curasse. Além disso, pensou que poderia mergulhar em águas melhores, como as dos rios em Damasco.

1 Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué: 2 Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo, 3 e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados. Levem-nas com vocês para o local onde forem passar a noite.

Josué 3–4: A Travessia do Rio Jordão.

Esse local também é divulgado como o lugar onde Jesus foi batizado.

O Vale do Jordão, uma planície agrícola, militarizada e com importantes recursos aquíferos que segundo o plano de paz americano seria anexado por Israel, é uma faixa de terra estratégica, que representa cerca de 30% da Cisjordânia ocupada e se estende ao longo da fronteira com a Jordânia.

Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Todas as tribos de Israel seguem atravessando o Jordão.

Conforme registrado em Josué 4, depois que os israelitas atravessaram o Rio Jordão, receberam a ordem de construir um memorial de pedras para celebrar esse milagre.

Conheça o Mar da Galiléia, lugar preferido de Jesus e berço de milagres da natureza.

Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário. Hoje, o Rio Jordão, com seus 217 quilômetros, é uma sombra do que já foi no passado.

Atualmente, a área bíblica apontada como Betânia do Além-Jordão fica, segundo historiadores, na Jordânia, mais precisamente em um território oposto a Jericó, na divisa entre o país e Israel.

Jerusalém

Cristãos visitam local do calvário de Jesus Cristo em Jerusalém.

Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra.