O que significa a palavra Jordão na bíblia?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra. Ele simplesmente obedeceu e obteve sua cura.

Trata-se de uma recriação da passagem bíblica que fala sobre o momento em que Josué e os israelitas atravessa o rio rumo a Canaã.

Os constantes mergulhos na água do Rio Jordão entregam que ali, em Qasr al-Yahud, teria sido o local onde Jesus Cristo foi batizado. Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Josué e os israelitas mudaram o acampamento para perto do Rio Jordão (ver Josué 3:1). Eles sabiam que deveriam atravessar o rio e se estabelecer em outras partes da terra prometida, mas o rio estava transbordando, o que dificultava a travessia (ver Josué 3:15).

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

O batismo de Jesus foi um gesto de obediência à vontade do Pai e de profunda humildade, pelo qual Jesus dissolveu a desobediência e a soberba de Adão. Ele é o Novo Adão. Ali no Jordão “Ele aceitou, por amor a nós, este batismo de morte para a remissão dos nossos pecados” (Catecismo n. 536).

Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.

A travessia do rio Jordão
Deus mandou os sacerdotes entrarem na água, carregando a Arca da Aliança. Assim que entraram, Deus parou a correnteza mais acima e a água escoou, deixando um caminho aberto! Os sacerdotes ficaram no meio do leito do rio e todo o povo de Israel atravessou em terra seca.

Após a cura, Naamã não era mais o mesmo. Seu coração foi quebrantado e ele agiu com humildade ao voltar para falar com Eliseu e demonstrou profunda gratidão. Naamã se converteu a Deus, se arrependeu de seus pecados e pediu perdão até mesmo pelos seus pecados que viria a cometer.

Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão. Pois eu sou o SENHOR, seu Deus, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.

17 Os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor ficaram parados em terra seca no meio do Jordão, enquanto todo o Israel passava, até que toda a nação o atravessou pisando em terra seca.

As doze pedras no leito do Jordão podem ter sido colocadas sobre uma base de pedra forte, tão alta como sempre para ser visível, e servir para marcar o local exato onde os sacerdotes estavam com a arca. As doze pedras colocadas em Gilgal seriam um monumento do local do primeiro acampamento após esta passagem milagrosa.

O rio Jordão marca a fronteira natural entre a Jordânia e Israel. Ao longo dos seus 360 quilômetros, esse rio mencionado nos evangelhos atravessa o sudeste do Líbano, Israel e desemboca no mar da Galileia.

Por ser o maior lago numa terra quase sem rios, mesmo sendo de água doce, nos primórdios o viam como um mar. Segundo os Evangelhos, lá Jesus andou sobre as águas e fez outros milagres. Em sua trajetória para o sul, é o Jordão que caminha sobre a fronteira entre Israel e a Jordânia.

Portanto, quando Jesus diz “vou preparar-vos lugar”, Ele está se referindo ao clímax de sua obra redentora. Ele está falando de sua humilhação e exaltação. Isso significa que através de sua morte, ressurreição e glorificação é que Ele prepara o lugar de seu povo junto do Pai.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.