O que é laminação fosca?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

A laminação fosca (BOPP) é uma película plástica e fosca, com objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aceitação do público. A laminação fosca tem sido muito utilizada nos últimos anos por propiciar um acabamento discreto, resistente e elegante.

Afinal, quais são os tipos de laminação?

  • Laminação fosca. Esse tipo de laminação é ideal para aplicação em materiais empresariais, como catálogos de moda, entre outros.
  • Laminação brilho. ...
  • Laminação soft touch. ...
  • Laminação a quente. ...
  • Laminação a frio. ...
  • Laminação com aplicação líquida.

2. Qual a diferença entre verniz UV e laminação? Verniz UV é a aplicação de um polímero transparente, enquanto a laminação é uma película transparente que pode ser fosca ou brilhosa.

>> Semibrilho = Mais durabilidade comparado ao acetinado e fosco. Portanto se você quer pintar uma área que possui fissuras, o indicado é usar o fosco, se for uma área com um fluxo maior de pessoas e até mesmo possui mais chances de juntar pó, o indicado é o acetinado.

Funções da Laminação
Promover brilho ou demais efeitos no papel, como efeito fosco, aveludado, etc; Proteger mecanicamente e evitar o desgaste do impresso ocasionado pelo manuseio; Evitar o desbotamento que pode ser causado pelo ambiente após longos períodos.

Se quiser destacar cores da imagem, o melhor é usar um papel brilhante. Porém se for para destacar os detalhes opte por um papel fosco que contornará melhor os tons nas transições da imagem impressa. Uma outra questão a se levar em consideração é: - Para que ambiente essa impressão está sendo feita?

O bopp branco fosco possui uma alta procura no mercado. Afinal, é um papel adesivo com muita eficiência para colar os objetos. Por isso, toda empresa busca investir mais nesse objeto. Já que, ele é mais resistente e não estraga com facilidade em contato com a água.

Laminação brilhante
Também conhecido como verniz UV, esse tipo de acabamento garante uma presença marcante, aumenta a nitidez e deixa as cores do material mais vivas. É utilizada para valorizar o produto e deixá-lo mais atrativo, sendo muito comum em capas de revistas, brochuras, cardápios e outros itens.

Entretanto, a laminação pode ser aplicada em outros materiais, por exemplo, em polímeros, compósito ou qualquer material que possa ser deformado plasticamente (salvo as propriedades que impedem isso em determinados materiais).

Desvantagens Laminado
Sua principal desvantagem acontece em termos de custos, visto que o processo de laminação exige que o material seja diversas vezes reaquecido. Essa energia térmica tem um alto custo, principalmente no Brasil, onde a matriz energética é defasada em relação à demanda.

LAMINADO: São chapas de MDF, de diferentes espessuras, em que são aplicadas lâminas de madeira, dando origem aos chamados laminados ou folheados. Essas lâminas são retiradas de troncos a partir de um processo de laminação por descascamento.

A laminação a quente permite uma grande variedade de formas e peças. Além disso, pode ser utilizada para fabricar peças grandes sem a preocupação com a integridade do material. É por isso que o aço laminado a quente é tão usado em projetos estruturais.

Laminação é o processo de acabamento gráfico usado na fabricação de diferentes tipos de materiais. Entre eles, destacamos substratos rígidos como PP, PS, lona, acrílico, vinil e PVC. Consiste na aplicação de uma fina camada de plástico que protege a impressão.

É um processo de conformação que consiste na deformação de um metal pela passagem entre dois cilindros rotatórios que giram em sentidos opostos, designados por cilindros de laminação. A força de atrito entre o material e o cilindro provoca a deformação.

O efeito fosco é ideal para ambientes discretos, pois não destaca o brilho da tinta, além de ajudar a esconder possíveis imperfeições das paredes.