O que é laminação a quente e frio?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O aço laminado a quente envolve laminar o aço em altas temperaturas, enquanto o aço laminado a frio é processado posteriormente em usinas de redução a frio, onde o material é resfriado seguido de recozimento e / ou laminação de têmpera.

A laminação a frio é empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerâncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminação a quente. Além disso, o encruamento resultante da redução a frio pode ser aproveitado para dar maior resistência ao produto final.

A laminação a frio é um processo em que o impresso é laminado com um material que já possui uma camada adesiva, isto é, com cola – assim como o adesivo contact transparente. Os acabamentos gráficos são processos de finalização realizados em materiais fabricados em gráficas.

Em relação à aparência das chapas, a chapa fina laminada a quente possui uma cor azulada e textura áspera, gerada pela alta temperatura aplicada ao material. Em contrapartida, as chapas laminadas a frio levam uma tonalidade acinzentada e textura menos áspera.

Afinal, quais são os tipos de laminação?

  • Laminação fosca. Esse tipo de laminação é ideal para aplicação em materiais empresariais, como catálogos de moda, entre outros.
  • Laminação brilho. ...
  • Laminação soft touch. ...
  • Laminação a quente. ...
  • Laminação a frio. ...
  • Laminação com aplicação líquida.

A laminação a frio aumenta a resistência e a dureza do aço e reduz sua ductilidade, ou seja, é menos flexível que a laminação a quente.

Laminação é o processo de acabamento gráfico usado na fabricação de diferentes tipos de materiais. Entre eles, destacamos substratos rígidos como PP, PS, lona, acrílico, vinil e PVC. Consiste na aplicação de uma fina camada de plástico que protege a impressão.

Os três principais tipos são os laminadores duo, trio e quádruo. O mais simples, é constituído por dois cilindros de eixo horizontais, colocados verticalmente um sobre o outro. Pode ser reversível ou não.

Sua principal desvantagem acontece em termos de custos, visto que o processo de laminação exige que o material seja diversas vezes reaquecido. Essa energia térmica tem um alto custo, principalmente no Brasil, onde a matriz energética é defasada em relação à demanda.

Etapas: A redução ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas é realizada normalmente por laminação a quente. Depois dessa fase segue-se uma nova etapa de laminação a quente para transformar o produto em chapas grossas, tiras a quente, vergalhões, barras, tubos, trilhos ou perfis estruturais.

A laminação é uma camada fina com um plástico fosco que reveste o material impresso, como por exemplo: cartões de visita, folder, pasta, lâmina, entre outros. Ele garante a resistência, durabilidade e deixa o material mais sofisticado.

A temperatura deve estar entre 2 a 40 graus Celsius e a umidade deve ser entre 35% e 85%. Consulte a Figura para ver o espaço mínimo necessário para a máquina. Esta laminadora tem uma função defensiva para protegê-lo se o sensor apresentar problemas. A laminadora lembrará automaticamente da última temperatura.

A chapa de aço inox é formada por uma liga de aço e cromo que recebe um tratamento especial na fábrica, tornando-a mais resistente a agentes externos como corrosão. A chapa de aço inox é flexível e maleável, o que facilita sua manipulação.

Uma chapinha que tem como objetivo trazer mais saúde para os fios de cabelo. Esta é a melhor definição para chapa fria, lançada e comercializada no Brasil pela empresa Valerie's Hair, marca que tem em seu portfólio uma vasta gama de secadores, chapinhas, cacheadores, escovas e acessórios para uso profissional.

Placa fria é um termo comumente utilizado para denominar placas que não têm cadastro no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com isso infratores e criminosos não podem ser localizados quando do cometimento de infração ou de crimes. Geralmente são colocadas em veículos que foram roubados.

Um desses acabamentos é a laminação BOPP (sigla de polipropileno biorientado), que é um filme plástico e resistente aplicado geralmente em capas de livros, catálogos e revistas, embalagens e rótulos. Processo feito a quente, a laminação BOPP pode ser fosca ou brilhante.

LAMINADO: São chapas de MDF, de diferentes espessuras, em que são aplicadas lâminas de madeira, dando origem aos chamados laminados ou folheados. Essas lâminas são retiradas de troncos a partir de um processo de laminação por descascamento.

A diferença entre os dois processos é que a plastificação é aplicada sob calor e pressão, já a laminação utiliza adesivos junto ao calor e a pressão. A tecnologia de aplicação da laminação é capaz de diminuir gastos com rapidez, além de ser ecologicamente correta.

Em termos de conformação mecânica, chama-se de trabalho a quente (TQ) aquele que é executado em temperaturas acima de 0,5Tf trabalho a morno (TM), executado na faixa compreendida (grosseiramente) entre 0,3 e 0,5 Tf e trabalho a frio (TF) aquele que é executado entre 0 e 0,3 Tf .

Quanto custa? A laminação é um processo muito barato e que pode ajudar muito na proteção do material impresso. O custo por folha A4 laminada a quente com BOPP brilho pode ser de menos de R$ 0,10.