Qual a diferença entre laminação a quente ea frio?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A principal diferença entre a chapa laminada a quente e a frio é que a primeira possui um estágio a menos em sua produção, já que a segunda precisa das bobinas a quente na criação. Ambos os tipos apresentam composições químicas e mecânicas normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O que é laminação a frio? O aço laminado a frio passa por um processo de conformação à temperatura ambiente, permitindo sua recristalização. Como o aço é fabricado a uma temperatura muito mais baixa, não há necessidade de se preocupar com a mudança de volume e formato do material.

A laminação a frio é empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerâncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminação a quente. Além disso, o encruamento resultante da redução a frio pode ser aproveitado para dar maior resistência ao produto final.

Produtos laminados a quente, como barras de aço laminadas a quente, são utilizados nas oficinas de soldagem e construção para fazer trilhos e vigas em I, por exemplo. O aço laminado a quente é usado em situações em que formas e tolerâncias precisas não são necessárias.

Em termos de conformação mecânica, chama-se de trabalho a quente (TQ) aquele que é executado em temperaturas acima de 0,5Tf trabalho a morno (TM), executado na faixa compreendida (grosseiramente) entre 0,3 e 0,5 Tf e trabalho a frio (TF) aquele que é executado entre 0 e 0,3 Tf .

CHAPA FINA FRIO – LAMINADO DE QUALIDADE. Com aplicações na construção civil, serralherias, tubos, componentes e peças, a chapa fina frio nada mais é que um laminado de aço fabricado por meio de processo a frio, empregado a uma lâmina quente.

Recapitulando, como escolher um piso laminado:

  1. • Observe o local da instalação.
  2. • Escolha um modelo para sua decoração.
  3. • Observe o tipo de encaixe (clicado ou colado)
  4. • Escolha o tamanho das réguas.
  5. • Não se esqueça dos acabamentos.
  6. • Confira a resistência do piso laminado.
  7. • Opte por uma instalação reta ou diagonal.

Sua principal desvantagem acontece em termos de custos, visto que o processo de laminação exige que o material seja diversas vezes reaquecido. Essa energia térmica tem um alto custo, principalmente no Brasil, onde a matriz energética é defasada em relação à demanda.

Verdade: O piso laminado de madeira não deve ser lavado ou ter contato com água em abundância. Isto é, se molhou, o melhor é secar o quanto antes. Isso acontece porque o líquido pode infiltrar pelo piso e causar o seu descolamento ou até mesmo estragar o revestimento.

Na laminação a quente, o material é previamente aquecido até que alcance um nível de maleabilidade para que a conformação plástica das peças de trabalho ocorra. Por sua vez, a laminação a frio é realizada em temperatura ambiente e, logo, com menor maleabilidade e plasticidade das peças de trabalho.

Trabalho a frio: Vantagens: acabamento superficial de alta qualidade, propriedades mecânicas podem variar, estreitas tolerâncias dimensional. Desvantagens: grandes deformações devem ser realizadas em etapas, o que se torna caro, perda de ductilidade.

Os três principais tipos são os laminadores duo, trio e quádruo. O mais simples, é constituído por dois cilindros de eixo horizontais, colocados verticalmente um sobre o outro. Pode ser reversível ou não.

A temperatura deve estar entre 2 a 40 graus Celsius e a umidade deve ser entre 35% e 85%. Consulte a Figura para ver o espaço mínimo necessário para a máquina. Esta laminadora tem uma função defensiva para protegê-lo se o sensor apresentar problemas. A laminadora lembrará automaticamente da última temperatura.

A laminação é uma camada fina com um plástico fosco que reveste o material impresso, como por exemplo: cartões de visita, folder, pasta, lâmina, entre outros. Ele garante a resistência, durabilidade e deixa o material mais sofisticado.

Etapas: A redução ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas é realizada normalmente por laminação a quente. Depois dessa fase segue-se uma nova etapa de laminação a quente para transformar o produto em chapas grossas, tiras a quente, vergalhões, barras, tubos, trilhos ou perfis estruturais.