O que é literatura e criação literária?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Em primeiro lugar, criação literária é a produção de escritos com o objetivo de serem lidos pelo público em geral. Literatura nada mais é do que registros escritos, tanto de viés artístico quanto não artístico, obras de ficção ou não ficção.

Num certo sentido, tudo o que se pode ler é literatura. O que nos interessa aqui, porém, é o fenômeno da literatura enquanto uma atividade artística. A disciplina literatura que se estuda na escola trata dos textos produzidos por escritores de períodos diversos da história da humanidade.

Literatura no Ensino Médio e no ENEM. A literatura no Ensino Médio se dedica aos principais aspectos dos gêneros literários, às diferenças entre prosa e poesia, às principais escolas literárias, à literatura brasileira e a algumas obras e autores importantes no Brasil e na literatura mundial.

A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade - essência de cada texto.

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Preparamos uma lista com os principais temas que caem em literatura no Enem e vamos te explicar cada um deles:

  1. Escolas literárias. ...
  2. Interpretação de texto. ...
  3. Figuras de linguagem. ...
  4. Funções de linguagem. ...
  5. Gêneros literários. ...
  6. Vanguardas Europeias.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

A literatura é a arte humana de se expressar, surgiu antes mesmo da escrita, por meio de pinturas e também por meio da comunicação verbal.

Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.

Apresentar obras literárias, discutir a interpretação dos alunos, dialogar sobre os efeitos de sentido que o autor constrói em seu texto, organizar rodas de leitura, saraus, propor a produção de textos de diferentes gêneros literários… todas essas práticas podem ser consideradas ensino de literatura.

A Literatura pode ser identificada na 3ª competência, que diz “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.

A Literatura é a arte da palavra. E ela mesma, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.

Qual a origem da literatura? As obras literárias mais antigas são a Ilíada e a Odisseia, dois famosos poemas épicos do escritor grego Homero. Portanto, está na Antiguidade a origem da literatura como a conhecemos hoje, formada por textos escritos que apresentam estrutura e conteúdo literários.