O que é Mãe de água?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d'água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher.

Conhecida também como mãe d'água, Iara sereia que sai do mar todas as noites em busca de homens distraídos. Segundo a lenda, ela leva para as profundezas com a intenção de matá-los. Foi uma história desenvolvida pelos povos indígenas da região norte do país, em especial da Amazônia.

Iara, de acordo, com o folclore brasileiro, é uma bela sereia que vive no rio Amazonas.

Iara, Uiara (do tupi y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'Água é, segundo o folclore brasileiro, uma linda sereia que vive no rio Amazonas. Sua pele é parda, possui longos cabelos verdes e olhos castanhos.

Iara ou Uiara, também referida como “Mãe-d'água”, é uma entidade do folclore brasileiro de uma beleza fascinante. Por ser uma sereia, enfeitiça os homens facilmente por ter a metade superior de seu corpo com formato de uma linda e sedutora mulher. SÍNTESE DO CONTO “O MARIDO DA MÃE D'ÁGUA”.

A lenda tradicional fala que iara era uma índia filha de um pajé e conhecida por ter boas habilidades como guerreira. Suas habilidades e grande beleza chamavam a atenção das pessoas e causavam inveja nos irmãos dela, que decidiram matá-la e desaparecer com seu corpo.

Jeriquaquara, no Ceará, possui uma lenda sobre uma antiga cidade encantada que existia no local onde está hoje localizado um farol. Era uma cidade incrível e próspera, onde vivia uma princesa que foi enfeitiçada e transformou-se em uma cobra.

Associo o nome Iara, pelo idioma tupi, ao folclore indígena, em particular da Amazônia. Yara (Iara) significa “aquela que mora nas águas”, mãe das águas, rainha das águas. De beleza deslumbrante, cabelos longos e pretos, olhos castanhos... Ela é metade mulher e metade peixe, pisciforme.

A imagem que se faz da Iara ou Mãe d'Água, em geral, é a de uma sereia, às vezes loira, mulher da cintura para cima, peixe da cintura para baixo, que fica sobre um rochedo, cantando.

No Brasil, as divindades da água também são popularmente cultuadas e habitam o imaginário do povo. Iemanjá, em religiões de matriz africana mas amplamente cultuadas no Brasil como o Candomblé e a Umbanda, Iara (Mãe D'Água), popular lenda do folclore brasileiro, e Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do país.

A lenda conta a história de uma poderosa índia que, antes de virar sereia, vivia em uma tribo junto com a sua família, esbanjando beleza por onde passava. Iara era tão bela que causava inveja em muitas pessoas, inclusive, em seus irmãos que, inconformados com isso, queriam matar a índia e desaparecer com o corpo.

Essa lenda, trazida ao Brasil pelos portugueses, teria sido relacionada pelos próprios portugueses com algumas lendas indígenas. A primeira dessas lendas teria sido a do Ipupiara, uma lenda que menciona um monstro que habita os rios e que saía deles para caçar e matar indígenas.

Iara era uma guerreira muito bonita e corajosa. Seu nome tem origem tupi, que significa “senhora das águas”. Suas qualidades despertavam a inveja em seus irmãos, que começaram a planejar uma forma de matar sua irmã.

Um dos mitos mais importantes do nosso folclore, a Boiuna - ou Cobra Grande - era uma gigantesca serpente que habitava os rios caudalosos da Amazônia. Ligada à criação do mundo, a Boiuna podia mudar o curso das águas e dar origem a muitos animais.