O que é Main na mesa de som?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Por fim, este é o canal da mesa de som responsável por “jogar” o áudio da mesa para os conectores de saída que estão ligados nas caixas de som amplificadas ou nos amplificados dos instrumentos.

Pode programar a função LCF (Filtro de corte de baixas frequências) para cortar as baixas frequências, de modo a reduzir o ruído ensurdecedor do vento; e assim, gravar um ficheiro com maior clareza.

Para ajustar os graves, médios e agudos, basta deslizar as bandas do equalizador para cima ou para baixo, a fim de deixar o som de acordo com o seu gosto pessoal.

A faixa de freqüências que melhor representa os graves de ataque vão de 85 Hz a 95 Hz. Geralmente quando se deseja reproduzir esta faixas, os projetos são feitos deixando a freqüência de pico (fP) da resposta da caixa em 90 Hz, fazendo assim com que o ganho da caixa se estenda de 85 Hz à 95 Hz na maioria dos casos.

Em geral, a frequência mais baixa que conseguimos ouvir — o som mais grave — é em torno de 20 Hz (ou 20 vinte oscilações de onda por segundo); e a mais alta — o som mais agudo —, em torno de 20 kHz (ou 20.000 oscilações por segundo).

Coisas para se ter em mente
Faça com que a frequência principal do seu subgrave (a frequência que define o seu som ou a que possui mais “energia”) toque entre 40 e 60 Hz. Toque o seu bumbo em torno de uma oitava acima, em torno de 120 Hz. Dessa forma, ele não interferirá muito no seu baixo.

Entendendo como o Reverb funciona
Pode ser considerado como um efeito “irmão” do Delay. A diferença entre um e outro consiste no fato de que ao contrário de uma única reflexão de ida e volta do som, o reverb apresenta várias reflexões, com vários tempos de atrasos diferentes.

Reduza o volume do alto-falante para diminuir o eco. Se seu microfone ou dispositivo de áudio estiver próximo a uma parede ou a outra superfície reflexiva que não absorva o som, considere mover o microfone ou alterar a direção dele para longe da superfície reflexiva com a finalidade de reduzir possíveis ecos.

Quando o som acontece num determinado ambiente ele bate numa das paredes, reflete em outra, no teto, no chão e volta pra nós como vários “delays” de tempo diferentes, que se juntam e formam o que chamamos de “reverb”. Existem vários tipos de “reverb” diferentes, que simulam os mais diversos ambientes.

A conexão de um baixo elétrico a um canal de mesa jamais estragará nada! No entanto, a impedância de saída de um instrumento passivo é muito alta (da ordem de 100k ohms) e a impedância de entrada das mesas é, em geral, de 10k ohms. Isso acarretará descasamento de impedâncias e forte perda de agudos.

Os equalizadores gráficos permitem que você faça ajustes em toda a faixa de frequência (de graves baixos a agudos altos), mas até mesmo um EQ de 30 bandas irá gerar ou cortar uma faixa desejada. Os equalizadores paramétricos permitem que você identifique as frequências de áudio que você gostaria de aumentar ou cortar.

Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora. É importante não confundir altura do som com volume (ou intensidade) do som.

Nesse sentido, os alto-falantes utilizados como médios dentro do som automotivo, possuem características de woofer. Dessa forma, são chamados de médio-graves, porque têm características que os fazem descer na resposta e passem a tocar na área de subwoofer.

432 hz

Muitos estudiosos da música afirmam que a frequência 432 hz é a sintonia perfeita e por isso ela consegue ser harmoniosa e causar relaxamento e tranquilidade. É assim que esta frequência atinge nosso corpo e nossa mente.

O Mid Bass é um alto falante que reproduz com eficiência as frequências de 50hz à 500h.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

Dizer que um aparelho sonoro tem boa qualidade de som é apontar que a caixa reproduz muitas frequências em diferentes volumes sem que o som seja distorcido ou perca suas qualidades originais. Um exemplo bastante comum é com graves. Em alguns casos, a reprodução pode acabar gerando aquele “estourado”.