Qual a diferença de mesa de som e mixer?

Perguntado por: dcorte . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Sabia que tem diferença entre a mesa controladora e a mesa de som mixer? Uma é usada pelo DJ, que comanda as músicas nas baladas, e a outra serve pra juntar diferentes sons na hora de gravar, por exemplo.

A mesa de som é um equipamento muito utilizados no mundo da música, principalmente por artistas, produtores e engenheiros sonoros e ela tem como principal objetivo, unir em um único dispositivo todo o som que está sendo captado de instrumentos e microfones.

Uma mesa de som, que também pode ser chamada de console de áudio, mixer ou misturador, é a central de controle de todo áudio. Isto é, todas as fontes (microfones, instrumentos musicais e tocadores de mídias) passam por ela até serem direcionadas às diversas caixas acústicas de nosso ambiente.

Vantagens de ter um mixer na sua cozinha
Com ele, você é capaz de preparar bebidas, como vitaminas e milkshakes, alimentos moles, como papinhas e purês, ou até mesmos alguns elementos mais complexos, dependendo do motor do seu aparelho.

O mixer pode ser aproveitado no preparo de molhos, vitaminas, batidas, sucos, purês de legumes cozidos e demais receitas de consistência líquida ou pastosa. Por ser compacto, o eletrodoméstico acaba se mostrando mais prático e cabe em qualquer cantinho.

Melhores Mesas de Som Digitais para 2023

Yamaha TF5Melhor Mesa de Som Digital
Behringer X32Mesa de Som Digital de Alta Qualidade
QSC Mixer digital Compacto TouchMix-30Mesa Digital de Som Custo Benefício
Behringer X-18Mesa Digital de Som Boa e Barata

Áudio Profissional

  • MESA ANALÓGICA.
  • MESA AMPLIFICADA.
  • MESA DIGITAL.
  • MESA COM USB.
  • ACESSÓRIOS.
  • SMARTPHONES.

Mesa de Som, misturador, ou simplesmente mixer, é um equipamento essencial no estúdio de áudio, permitindo misturar os diversos sinais eletrônicos de áudio vindos de cada instrumento ou fonte sonora (microfone, instrumentos, etc).

A mesa de som amplificada é um dos dispositivos mais importantes para um técnico de som que atua em eventos, festas, shows e igrejas. Afinal, é neste equipamento que todos os áudios são processados, equalizados e se transformam em um som limpo e agradável.

A mesa de monitor deve ficar o mais próximo possível dos músicos, normalmente ao lado da plataforma ou palco. Já a mesa de PA deve ficar centralizada entre as caixas L - R do PA e uma distância exata que se chama distância crítica que deve ser calculada com uma fórmula.

Existe uma infinidade de jeitos para nomear os profissionais que trabalham no ramo musical: técnico de áudio, sonoplasta, operador de som ou até mesmo “menino do som”.

O importante é pensar em quantos instrumentos e/ou microfones estão em jogo. Conte quantos sinais de áudio diferentes a mesa precisará dar entrada e escolha a quantidade de canais que sua mesa deverá ter a partir daí.

Tanto a mesa de som analógica quanto a mesa de som digital permitem a entrada de dispositivos externos como microfone, instrumentos musicais e CD, por exemplo. Entretanto, somente a mesa digital permite a conexão com tablets e computadores, o que aumenta a quantidade de recursos disponíveis para a melhoria do som.

A potência é uma das características mais importantes para que você faça a escolha correta do seu mixer. Quanto maior for a potência, mais capacidade o motor terá para triturar até mesmo os alimentos mais difíceis.

Limite de uso para 3 minutos por vez, no máximo. Por motivos de segurança, o mixer Philips não deve ser operado por mais de 3 minutos ininterruptos. É por isso que ele só funciona quando você pressiona o botão power. Não é possível manter o botão power na posição LIGADO.

Aparelhos que tenham até 300 W são boas opções para preparar receitas leves, mas para alimentos mais difíceis, é indicado uma potência maior. Qual é o mixer mais potente? O Electrolux Expressionist IBP50 é o mixer mais potente, contendo 700 W.

Coloque o creme de leite fresco no bowl da sua Stand Mixer. Com a ajuda do acessório fouet, bata o ingrediente na velocidade 6 por 5 ou 7 minutos, até formar montes firmes. Em seguida reduza a velocidade para 2, acrescente o açúcar gradualmente e continue a bater até incorporar todo o açúcar ao chantilly.