O que é mais importante em uma caixa de som?

Perguntado por: malvim . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Este é recurso fundamental no caso de caixinhas de som. Nesse sentido, é muito importante que elas tenham um bom equilíbrio de graves e agudos. Dependendo do uso, conferir a potência também é algo interessante.

Potência e qualidade de som
Para eventos em espaços pequenos e fechados, uma caixa de som com potência de 50 a 100 W deve ser suficiente. Eventos de médio porte devem se dar bem com aparelhos de 100 a 200 W. No caso de festas maiores e ao ar livre, uma caixa de som com no mínimo 200W é o recomendável.

Quanto maior for o valor da potência RMS do aparelho, maior será sua capacidade de reproduzir som com qualidade e sem distorções em volumes elevados.

No geral, é interessante escolher aquelas com som estéreo e potência mínima de 5W RMS. As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos.

Caixa de Som Portátil: o que você precisa saber antes de comprar...

  • Frequência. As variações das frequências, faixas mínima e máxima, fazem uma grande diferença na acústica da sua caixinha. ...
  • Potência RMS (Root Mean Square) ...
  • Sensibilidade. ...
  • Autonomia de reprodução. ...
  • Resistência a água. ...
  • Conectividade. ...
  • Tamanho e designer.

Uma regra básica, utilizada no dimensionamento de ambientes residenciais, é que cada caixa deve ter no mínimo 25W. O cálculo de som ambiente determina qual é a distância ideal entre as caixas de som. Elas devem ficar a uma distância entre 4 e 8 metros.

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.

Como escolher a melhor caixa de som amplificada?

  1. Potência. Para quem busca uma caixa de som amplificada de alta qualidade e capaz de atender as suas necessidades, é preciso pensar, também, nas situações em que se pretende utilizá-la. ...
  2. Conexões. ...
  3. Bateria interna. ...
  4. Dimensões e peso.

A caixa de som Bluetooth mais vendida de Abril foi a JBL Boombox 2, que subiu três posições e assumiu o primeiro lugar do nosso top 10. O modelo, que é a segunda versão da linha, se destaca pela potência de 80 W e proporciona um som de altíssima qualidade.

As caixinhas mais caras da JBL são também as maiores, mais pesadas e mais potentes, indicadas para garantir um som de responsa mesmo em ambientes grandes e com muitas pessoas.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Já a potência RMS, sigla em inglês de “root mean square” ou potência média quadrática, diz respeito à potência média que os amplificadores e caixas podem atingir durante uma extensa faixa de tempo.

Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples. Normalmente, caixas de som seguem certos padrões de potência média, indo de 3 a 40 W RMS.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

O watt (W) se refere ao consumo de energia, ou seja, a potência da lâmpada. Embora essa medida seja comumente usada como parâmetro na escolha das lâmpadas, ela não diz respeito à emissão de luz. Um chuveiro, por exemplo, também apresenta um valor em watts, mas não emite luz.

Sendo assim, a caixa de som amplificada propaga um som com um volume muito mais alto do que uma caixa de som comum. Pode ser usada em diversas situações, como festas em família, apresentações de dança, churrasco no sítio com os amigos, eventos na igreja, entre outras ocasiões.