O que é mais importante patrono ou paraninfo?

Perguntado por: lbittencourt9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Qual a diferença entre Paraninfo e Patrono? A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo.

Como escolher o paraninfo e o patrono
Separem os prós e contras de cada um dos elegidos: Pense junto à sua turma, em quem tem mais conexão e afetividade com a maioria dos companheiros de classe. Quais são as pessoas que realmente merecem ser homenageadas neste momento especial?

***Havendo consenso entre os cursos, pode-se optar por paraninfo único (ou pelo mesmo paraninfo para dois ou mais cursos). Cursos de unidades acadêmicas diferentes: Um paraninfo por curso. Um professor homenageado por curso.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono. Paraninfo (a): atua como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade.

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende.

O que é Patrono:
Patrono é uma personalidade que é escolhida para ser a padroeira ou padrinho de uma turma de formandos, que normalmente é homenageada durante uma cerimônia de colação de grau. Como uma definição generalista, o patrono é algo ou alguém que defende alguma causa ou ponto de vista.

O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.

O Patrono é um tipo de força positiva, que funciona como uma espécie de escudo para o bruxo que o conjura. Para ele funcionar, segundo o próprio professor Lupin, você precisar pensar em uma memória feliz, bem poderosa. O Patrono então aparece, em forma de animal ou criatura.

Enquanto eles podem ser parcialmente eficazes em impedir dementadores (mas não repeli-los), Patronos incorpóreos não são patronos "de pleno direito", e são considerados como uma versão mais primitiva ou mais fraca do verdadeiro feitiço.

Quem deve dar o anel de formatura? Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente dado pelos pais, namorado(a), cônjuge ou por qualquer outra pessoa que seja especial na vida do graduando.

Em geral, o paraninfo representa um professor que se destacou na vida dos alunos por saberes acadêmicos, conhecimentos específicos, ideias e apoios ao longo da graduação. A escolha do paraninfo também deve ser democrática, feita em votação, a fim de contemplar a vontade de maioria.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

A melhor estrutura para o discurso de paraninfo
É o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece, preferencialmente, com uma frase de impacto, podendo ser um citação.

Não leve presentes para a festa
É normal querer presentear o formando por ser um momento muito importante. Porém, o presente deve ser entregue na casa do formando, e não na festa. Além de ser uma gafe, alguém terá que carregar o presente durante toda a festa.

O pronunciamento deve ser apresentado através de um texto coeso, que traga começo, meio e fim. Então, mesmo o discurso sendo individual e escrito de acordo com as vivências de cada um, é esperado que aconteça uma exposição marcante e que ficará na lembrança dos presentes.

AUTORIDADES E HOMENAGEADOS
Toda a colação de grau tem a presença do diretor ou reitor da universidade e das demais autoridades escolhidas pela turma que irá se formar – como o patrono, paraninfo, homenageados, juramentista e orador.

Claro que pai, mãe, irmãos e avós já estão inclusos nessa lista, até porque foram as pessoas que mais te apoiaram desde sempre, nada mais justos do que eles estarem presentes. Com certeza vão morrer de orgulho seu e não deixaram você desistir tão fácil dos seus sonhos.

Na maioria das vezes, o patrono é um professor escolhido pelos formandos que se destacou durante o período da graduação por seu amplo conhecimento, técnica e didática.

As homenagens especiais aos professores e funcionários devem limitar-se a escolha de três professores e um técnico- administrativo em educação ou funcionário terceirizado.