Qual a diferença entre paraninfo e patrono?

Perguntado por: ofernandes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O paraninfo é aquele que dá nome à turma; o profissional no qual os alunos se inspiram, de preferência, da profissão da turma. Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos. É uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico.

O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.

Carregado de emoção, sentimentos e lembranças, o patrono deve iniciar sua fala de maneira a cativar todos os presentes. Pois é sua hora de falar dos momentos vividos junto à turma, das peripécias de alguns alunos, das conquistas de outros e das derrotas também, pois tudo foi em prol de um crescimento.

A diferença entre patrono e paraninfo consiste em que o patrono é escolhido pelo seu conhecimento teórico. O paraninfo, por sua vez, é o padrinho da turma e é escolhido por causa do carinho que os formandos têm por ele. A colação de grau é uma solenidade obrigatória na conclusão do Ensino Médio e Superior.

O Patrono é um tipo de força positiva, que funciona como uma espécie de escudo para o bruxo que o conjura. Para ele funcionar, segundo o próprio professor Lupin, você precisar pensar em uma memória feliz, bem poderosa. O Patrono então aparece, em forma de animal ou criatura.

Quantos paraninfos e patronos cada turma pode ter? Na verdade, essas regras vão depender da universidade e do seu protocolo de colação de grau. No entanto, quando há muitos cursos em uma única cerimônia, o ideal é que cada grupo de formandos escolha apenas um paraninfo, um patrono e um professor homenageado.

Na colação de grau, há o momento em que o paraninfo realiza um discurso que possui muitos conselhos para os formandos no que diz respeito ao seu futuro profissional. Além disso, o paraninfo relembra os bons momentos vividos ao longo do curso, as dificuldades e os obstáculos que surgiram até a conquista do diploma.

PATRONO – Personalidade considerada pela turma como referência profissional e/ou pessoal. É o profissional no qual se inspiram, preferencialmente, da profissão do curso. Significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens.

Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos.

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação.

Basicamente, a mesa de formatura é composta por:
Reitor ou vice-reitora (participação sujeita a confirmação) Diretor(a) ou vice-diretor(a) da Unidade Acadêmica. Paraninfo(a) da turma. Professores(as) homenageados(as)

Discurso do orador e do paraninfo
O primeiro a falar na colação de grau é o orador escolhido pela turma. Assim, ele cumprimenta os membros da mesa de honra e começa o discurso. Depois, é a vez do paraninfo, que deve agir igual ao orador.

Em geral, o paraninfo representa um professor que se destacou na vida dos alunos por saberes acadêmicos, conhecimentos específicos, ideias e apoios ao longo da graduação. A escolha do paraninfo também deve ser democrática, feita em votação, a fim de contemplar a vontade de maioria.

O que é Paraninfo:
Paraninfo é o título atribuído ao indivíduo escolhido para ser o padrinho da turma dos formandos de um curso de ensino superior, normalmente durante uma cerimônia de colação de grau.

O paraninfo seria como um padrinho (ou madrinha) dos formandos, um padrão de referência dentro do curso e da profissão e com reconhecida competência. Ele serve como um conselheiro para a turma e será a pessoa que fará a entrega do diploma aos seus afilhados.

Acesse a página do teste [my.wizardingworld.com/patronus]; Clique em “Reveal your patronus” e, depois, em “Begin”; Clique em uma das palavras apresentadas em cada etapa; Na última tela, clique, arraste e solte para descobrir o seu patrono.

Sim! Você pode definir o número máximo de patronos em uma modalidade específica e ter mais controle sobre as assinaturas que oferece.