O que é mais importante talento ou esforço?

Perguntado por: lfelix4 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Pode-se dizer que o esforço é algo mais meritocrático do que o talento – embora apenas alguns sejam 'talentosos', todos são dotados de força de vontade. Evidências científicas sugerem que treino e prática não são tão importantes como as pessoas pensam.

Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade. Ou seja, sua predisposição para realizar bem alguma coisa. Por exemplo: talento para aprender música ou idiomas, praticar esportes, aptidão para artes, raciocínio lógico, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal, etc.

Talentos são aqueles profissionais que já estão alinhados à cultura organizacional de onde trabalham. Eles se diferenciam com o seu senso de responsabilidade e também por meio de suas competências e desempenho.

Onde talento e esforço se encontram
O talento, na verdade, pode se resumir a desempenho sem muito esforço; quanto mais talentoso, menos esforço é necessário para atingir alta performance. Assim, se você quiser superar alguém mais talentoso, será necessário trabalhar muito mais do que ele.

1 aptidão, habilidade, dom, vocação, jeito, inclinação, queda, capacidade, competência, destreza, mestria, arte, disposição.

Para conseguir identificar quais são seus talentos, é necessário, em primeiro lugar, saber o que é isso. Bom, talento é a soma de suas habilidades. São características inatas, conhecimentos, experiências, inteligência, julgamento, atitude e personalidade.

Assim, talento potencial é quem tem a capacidade de crescer e lidar com responsabilidades de maior escala e escopo. Ou seja, um trabalho na mesma área, mas com, por exemplo, um orçamento ou uma equipe maior com objetivos mais amplos e execução de tarefas substancialmente mais complexas.

Vamos à etimologia das palavras, onde a palavra “talento” tem sua origem no latim “talentum” cujo o significado é “inclinação, desejo de fazer, de conquistar”. Quando vem do grego “talenton”, possui o sentido de “pesagem, soma, quantia de dinheiro”.

Muitas pessoas ligam muito para o fato de só ser bem sucedido alguém que tem algum tipo de talento ou habilidade técnica. Mas na realidade a coisa é bem diferente, pois existem diversas habilidades que uma pessoa pode desenvolver sem ter talento, podendo assim ser levado para o sucesso do mesmo modo que outros.

Saiba como descobrir seus talentos em sua vida pessoal ou profissional:

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos. ...
  2. Lembre-se dos tempos de escola. ...
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira. ...
  4. Conheça seus hobbies. ...
  5. Experimente testar novas ideias. ...
  6. Pergunte para as pessoas próximas. ...
  7. Faça testes vocacionais.

Depois de muito estudo, descobriram que existem, basicamente, 34 tipos de talentos diferentes e que cada pessoa domina cinco dessas características.

O termo talento é que se encontra mais separado dos demais quando se trata de definição, pois trata-se de fazer algo de maneira especial sem experiência prévia, estudo ou treinamento, enquanto que a habilidade seria a capacidade de realizar tal ação através de um aprendizado.

O talento usado nos tempos do Novo Testamento pesava 58,9 kg (130 lb). Os hebreus chamavam o talento de kikkar. As civilizações mesopotâmicas (babilônios, sumérios e acadianos), hebreus e egípcios, dividiam o talento em 60 minas, cada mina subdividia-se em 60 siclos.

Nesse contexto, o esforço pessoal, ou autoesforço, é o ato ou efeito de a conscin empenhar-se, para concretizar algo momentaneamente difícil, porém, passível de ser finalizado, com o uso da autodeterminação, cosmoética e raciocionalidade.

Esforçado: pessoa que emprega mais força ou empenho em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados. Fazer um esforço pode ser utilizando a força física, intelectual ou moral.

Então acompanhe agora mesmo nosso post:

  1. Saiba recusar o que não agrega valor. ...
  2. Estabeleça uma rotina de trabalho. ...
  3. Tenha um local de trabalho limpo e organizado. ...
  4. Mantenha um controle das suas tarefas. ...
  5. Focado | Dedique-se a uma tarefa por vez. ...
  6. Trabalhe em um ambiente sem interrupções.

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Pessoa que tem muitos talentos; que ou aquele que tem muitos dons, muitos dotes ou habilidades; pessoa muito criativa ou de múltiplas criações; multi-habilidoso; superdotado; gênio.

  1. Reconheça o que você gosta de fazer. É comum ter preferência por atividades com as quais você identifica ter mais facilidade para realizar. ...
  2. Note quais são os seus pontos fortes. ...
  3. Observe os seus pequenos sucessos. ...
  4. Pense no que você faz para se divertir. ...
  5. Questione as pessoas próximas. ...
  6. Aposte em testes vocacionais.