Qual é a diferença entre talento e dom?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Um talento é uma espécie de mordomia (responsabilidade no reino de Deus). A parábola dos talentos diz que, quando servimos bem em nossa mordomia, recebemos maiores responsabilidades. Se não servirmos bem, nossa mordomia acabará sendo tirada de nós (ver Mateus 25:14–30).

É uma unidade monetária: era a mais utilizada da época. O estudioso bíblico John R. Donovan relata que um único talento era equivalente ao salário de 15 anos de um trabalhador comum. Portanto, sabemos que a quantia dada a cada servo era considerável.

Talento é a facilidade com que você aprende ou executa determinado tipo de atividade. Ou seja, sua predisposição para realizar bem alguma coisa. Por exemplo: talento para aprender música ou idiomas, praticar esportes, aptidão para artes, raciocínio lógico, pensamento estratégico, relacionamento interpessoal, etc.

Dom (do latim dominus, em português senhor, dono ou mestre), ou, no feminino, Dona, é um pronome de tratamento concedido a monarcas, príncipes, infantes e nobres portugueses, espanhóis, ibero-americanos e italianos; a bispos católicos, abades e sacerdotes beneditinos, cartuxos e trapistas, sempre seguido do prenome.

Trata-se de uma capacidade sem critério de desenvolvimento. Um dom não parte do conhecimento humano, enquanto que um talento pode ser desenvolvido até torna-se dom. Talento exige tempo, dedicação e amor para frutificar. Alguém que tem talento para a música, por exemplo pode levar um tempo para ser reconhecido.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

Isso significa que ele sabia muito bem que uns possuíam mais habilidades para os negócios que outros. Sob essa lógica, cada servo recebeu uma quantidade adequada de talentos para administrar. O servo que recebeu cinco talentos conseguiu dobrar esse patrimônio.

Vamos à etimologia das palavras, onde a palavra “talento” tem sua origem no latim “talentum” cujo o significado é “inclinação, desejo de fazer, de conquistar”. Quando vem do grego “talenton”, possui o sentido de “pesagem, soma, quantia de dinheiro”.

Quanto valia um talento? No Antigo Testamento, pelo menos no tempo do êxodo e no tempo dos juízes de Israel, um talento tinha o peso de três mil siclos. Cada siclo pesava pouco mais de 11 gramas. Isso significa que um talento equivalia aproximadamente 34 quilos.

Significado da parábola dos talentos
Cristo dá a cada um de nós uma missão, um talento de acordo com nossa capacidade. Para cumprir a missão, Ele nos dá recursos, como dons, bens materiais ou conhecimentos. Investir os talentos significa que devemos desenvolver essas competências em prol do Reino de Deus.

Quando você faz o assessment você descobre em que ordem estão seus 34 talentos, que são, aqui em ordem alfabética: Adaptabilidade, Analítico, Ativação, Autoafirmação, Carisma, Comando, Competição, Comunicação, Conexão, Contexto, Crença, Desenvolvimento, Disciplina, Empatia, Estratégico, Estudioso, Excelência, Foco, ...

Saiba como descobrir seus talentos em sua vida pessoal ou profissional:

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos. ...
  2. Lembre-se dos tempos de escola. ...
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira. ...
  4. Conheça seus hobbies. ...
  5. Experimente testar novas ideias. ...
  6. Pergunte para as pessoas próximas. ...
  7. Faça testes vocacionais.

O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra. Além disso, podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo mostrando-nos o que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:5).

O dom carismático da fé é o poder de Deus que nos move a uma confiança íntima de que Deus agirá. Essa confiança leva a uma oração convicta, a uma decisão, a uma firmeza ou a algum outro ato que libera a benção de Deus.

Ele é utilizado pelo navegador para representar a sua página Web. É ele que fornece uma representação estruturada do documento como se fosse uma espécie de árvore com galhos, definindo métodos para que possam ser alterados estrutura, estilo e conteúdo do documento.

Seja qual for o uso, ordinário ou aristocrático, "dom" e "dona" devem anteceder o prenome, e não o sobrenome, para o qual é mais adequado o uso de senhor ou senhora.

De acordo com o IBGE existem 335 rapazes chamados Dom no Brasil, com um suave aumento de uso durante os anos 90.

Quando se fala que alguém tem um dom, quer dizer que a pessoa nasceu com uma habilidade incrível.

1 Coríntios 14. As pessoas devem desejar dons espirituais — Compara-se o dom de línguas com o de profecia — O dom da profecia é maior — Paulo diz: Todos podereis profetizar; procurai, com zelo, profetizar.

Dons espirituais são bênçãos ou habilidades que nos são dadas pelo poder do Espírito Santo. Os dons do Espírito são dados para abençoar e beneficiar aqueles que amam o Senhor e procuram guardar Seus mandamentos (ver Doutrina e Convênios 46:9).