O que é talento adquirido?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Importante destacar que existe o talento natural e o talento adquirido. O talento natural é a sua predisposição para algo, que já nasce com você e pode desenvolvê-la com disciplina e trabalho. Já o talento adquirido é toda habilidade que você treina e desenvolve na sua vida, mas não nasceu com você.

O termo talento é que se encontra mais separado dos demais quando se trata de definição, pois trata-se de fazer algo de maneira especial sem experiência prévia, estudo ou treinamento, enquanto que a habilidade seria a capacidade de realizar tal ação através de um aprendizado.

Quando você faz o assessment você descobre em que ordem estão seus 34 talentos, que são, aqui em ordem alfabética: Adaptabilidade, Analítico, Ativação, Autoafirmação, Carisma, Comando, Competição, Comunicação, Conexão, Contexto, Crença, Desenvolvimento, Disciplina, Empatia, Estratégico, Estudioso, Excelência, Foco, ...

Dom é aquilo que já nasce com a gente, aquela habilidade nata, a facilidade para fazer algo mesmo sem ter aprendido. Por exemplo, você pode nascer com o dom de tocar piano. Já o talento, é algo feito com facilidade, porém é uma habilidade que se desenvolve, com dedicação e treinamento.

Talento Natural: é um padrão natural de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva. Tema de Talento: Categorias de talentos agrupados. Ponto Forte: Capacidade de fornecer, de forma consistente ao longo do tempo, um desempenho quase perfeito.

Depois de muito estudo, descobriram que existem, basicamente, 34 tipos de talentos diferentes e que cada pessoa domina cinco dessas características.

Talento, e se eu não tiver nenhum?

  1. #1 Desista. “Eu não tenho talento então deveria desistir” ...
  2. #2 Admita que você não tem talento. “Eu não tenho talento para tal coisa, está na hora de admitir isso” ...
  3. #3 Continue como hobby. ...
  4. #4 Trabalhe duro. ...
  5. #5 Não trabalhe duro. ...
  6. #6 Como desenvolver uma habilidade.
  1. Reconheça o que você gosta de fazer. É comum ter preferência por atividades com as quais você identifica ter mais facilidade para realizar. ...
  2. Note quais são os seus pontos fortes. ...
  3. Observe os seus pequenos sucessos. ...
  4. Pense no que você faz para se divertir. ...
  5. Questione as pessoas próximas. ...
  6. Aposte em testes vocacionais.

É uma unidade monetária: era a mais utilizada da época. O estudioso bíblico John R. Donovan relata que um único talento era equivalente ao salário de 15 anos de um trabalhador comum. Portanto, sabemos que a quantia dada a cada servo era considerável.

A Parábola dos Talentos implica que a inatividade — ou o desperdício de talento empreendedorial — incita a ira de Deus. Afinal, o servente mais baixo não havia desperdiçado o talento; ele simplesmente o havia enterrado: algo que era permissível (aceitável) pela lei rabínica.

No Evangelho de Mateus (Mt 25:14-30), encontramos a parábola dos talentos de Jesus. Como todas as parábolas bíblicas, elas têm muitos níveis de significado. Sua essência se relaciona a como utilizamos o dom da graça de Deus.

Sim, ao ser criado, o ser humano recebeu de Deus os dons chamados “Dons Naturais”: o corpo, a alma, os cinco sentidos, as faculdades, como por exemplo, raciocinar, apreender, ponderar, julgar; Dons Sobrenaturais: a graça santificante, a filiação divina, a herança do céu e ser templo da Trindade; Preternaturais: a ...

Um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo, agindo através de você. Por exemplo, não vou dizer que tocar violão é um dom espiritual que Deus me deu. Mas Deus me deu um talento ou uma facilidade para aprender a tocar.

“O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro” – Kevin Durant.

Assim, talento potencial é quem tem a capacidade de crescer e lidar com responsabilidades de maior escala e escopo. Ou seja, um trabalho na mesma área, mas com, por exemplo, um orçamento ou uma equipe maior com objetivos mais amplos e execução de tarefas substancialmente mais complexas.

Isso se constrói com o tempo a partir das suas aptidões e habilidades tácitas. O principal elemento é paixão. Paixão por aprender, tipo uma vontade incontrolável de melhorar.

Como todo o indivíduo preso ao próprio egoísmo e ao medo ele, então, enterra o talento. Significa que cavou na terra e enterrou-se junto. Enterrar-se significa viver apenas na materialidade da vida, consumindo e consumindo-se.

O resultado do teste revelou os meus cinco principais talentos:

  • Ativação.
  • Individualização.
  • Empatia.
  • Desenvolvimento.
  • Organização.

Muitas pessoas ligam muito para o fato de só ser bem sucedido alguém que tem algum tipo de talento ou habilidade técnica. Mas na realidade a coisa é bem diferente, pois existem diversas habilidades que uma pessoa pode desenvolver sem ter talento, podendo assim ser levado para o sucesso do mesmo modo que outros.