O que é Mark-up e como calcular?

Perguntado por: lcardoso2 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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Markup é a diferença percentual entre o custo de um produto e seu preço de venda. Por exemplo, se um produto é vendido por R$ 125,00 e custa R$ 100,00, o markup é: (125,00 – 100,00) / 100,00) x 100 = 25%. A margem de lucro bruta é a diferença percentual entre o preço de venda de um produto e o lucro.

Para calcular o markup, use a fórmula: markup = [(Preço de venda – Custo unitário) / Custo unitário] x 100.

Existem duas formas de calcular o preço pelo markup: divisor e multiplicador. No primeiro obtemos o valor do índice a ser dividido e no segundo a ser multiplicado perante o valor que a mercadoria foi adquirida.

Após conhecer o custo total do pedido, aplicamos o markup de 50%, através do seguinte cálculo:

  1. Cálculo do Markup: R$ 33.000,00 x 50% = R$ 49.500,00.
  2. R$ 49.500,00/ R$ 33.000,00 = 1,5 ou simplesmente 50%
  3. =(A2*B2)
  4. =(A2+C2)

São três tipos de Markup: Total: todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.

A margem de lucro é um percentual e o markup é um indicador. Ambos ajudam o empreendedor a precificar produtos e/ou serviços de forma assertiva; Na prática, o markup indica a porcentagem que se deve aplicar ao preço de venda para manter a margem de lucro esperada.

Não existe um “markup ideal”, já que o índice vai depender dos custos da sua empresa e da margem de lucro definida pela gestão.

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Para calcular preço de venda de um produto a lógica é bem simples, deve-se somar os custos diretos e indiretos e aplicar a margem de lucro desejada. Lembrando que com a margem de lucro deve ser pensado na percepção de valor para o cliente e a importância da mercadoria para o consumidor.

= 20% Lucro
Sabendo que o Mark-UP multiplicador é de 2,05 na aquisição de um produto onde se manter os mesmo impostos e despesas e se deseja gerar um lucro de 20% basta pegar o custo do produto e multiplicar por este índice de 2,05.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Passo a passo para elaboração do mark-up multiplicador e divisor:

  1. Impostos sobre vendas 8,36%
  2. Comissões 2,00%
  3. Custo fixo 11,98%
  4. Margem de lucro desejado 12,00%
  5. Total 34,34%

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço
Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Quando a margem de contribuição total de uma empresa é negativa, nós dizemos que o faturamento da empresa não conseguiu pagar todos os custos variáveis.

O markup ou taxa de marcação é um coeficiente aplicado sobre os custos para tornar a precificação mais precisa. Esta é a fórmula usada para calcular o índice a partir da soma dos custos fixos, custos variáveis e margem de lucro: O resultado será a taxa de marcação que você deve usar no cálculo final do preço de venda.

Assim, para encontrar o markup, usa-se a fórmula: 100 / [100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro presumido)]. O índice encontrado será aplicado sobre o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), sendo que a soma deles resultará no preço de venda do item, de forma que a comercialização seja benéfica para a empresa.

Enquanto a margem de markup é calculada baseada no custo do produto, com um cálculo mais simples para definir o preço de venda, a margem de lucro considera também as despesas operacionais, como também os impostos para ter o valor de lucro. Por esse motivo, o gestor deve ter conhecimento sobre os diferentes termos.

Qual a função e os tipos existentes de mark-ups? RESPOSTA ESPERADA: Mark-ups são marcadores aplicáveis nos custos das mercadorias, produtos ou serviços, a fim de encontrar seu preço de venda. Dividem-se em mark-up divisor e mark-up multiplicador.