O que é melhor pagar à vista ou no cartão de crédito?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4 / 5 17 votos

Essa é uma dúvida muito comum. Comprar à vista, segundo a maioria dos especialistas, é a melhor opção quando você tem o dinheiro disponível. Já que pode garantir um desconto para que você possa economizar. Entretanto, em alguns momentos usar o cartão de crédito pode ser necessário e mais vantajoso.

Além de ser muito mais prático carregar e pagar suas despesas com um simples cartão que cabe no seu bolso ao invés de andar com notas e moedas, o cartão de crédito ainda te dá a vantagem de poder “furar a fila” no caso de estabelecimentos como cinemas e estacionamentos, que possuem terminais específicos para pagamento ...

O pagamento à vista, seja via PIX ou em dinheiro, é uma das formas mais recomendadas por especialistas financeiros para evitar gastar além do orçamento. Isso porque o dinheiro sai das mãos (ou da conta) do consumidor instantaneamente – e evita surpresas no final do mês.

Não corre o risco de ficar inadimplente: quando a compra é feita à vista, o consumidor não precisa se preocupar com faturas, data de vencimento, dívidas. Não há valores em aberto, a compra foi finalizada no momento do pagamento total e isso pode trazer a algumas pessoas uma sensação de tranquilidade.

Logo, para o parcelamento ser vantajoso, o rendimento da aplicação deverá oferecer um retorno líquido superior a 11,11% em um período de 10 meses. Considerando que a taxa básica de juros do país em julho de 2021 era inferior a 5% ao ano, nesse caso, seria mais barato pagar à vista.

Desvantagens em se utilizar o cartão de crédito:
Perda de controle nos parcelamentos em função da facilidade nas compras; Impossibilidade de pagar o valor total da fatura no vencimento devido aos juros sobre juros.

Ou seja: você ficará com o nome negativado e, por isso, terá grandes dificuldades para conseguir liberação de empréstimos, financiamentos, parcelamentos em lojas e novos cartões de crédito.

Desvantagens do cartão de crédito

  1. Compras impulsivas. Devido ao limite de crédito, este cartão traz uma sensação de poder, mas não completa. ...
  2. Juros altos. Em caso de atraso ou parcelamento de pagamento, os juros tendem a ser altos, o que dificulta a liquidação da dívida. ...
  3. Fraudes.

O parcelamento pode ser uma saída pra quem já se embolou nos juros rotativos. Afinal, você pode pagar o mínimo e, depois, optar pelo parcelamento. Como os juros são menores e o valor é fixado assim que você faz o parcelamento, essa opção pode ser uma saída melhor.

Assim, a diferenciação de preços pelo pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de crédito e de débito era considerada prática abusiva. No entanto, em 2017 foi sancionada a Lei Federal 13.455/2017, permitindo a diferenciação de preço conforme a modalidade de pagamento.

Ou seja, é perfeitamente legal cobrar taxas dos seus clientes em vendas a prazo e pagas com cartões.

Ou seja, atualmente, vale mais à pena comprar o imóvel à vista do que financiado. Além disso, se você não possui uma boa disciplina financeira para deixar o seu dinheiro aplicado ou não consegue conviver com uma dívida por muitos anos, o ideal é financiar menos, afinal, o seu conforto psicológico é o mais importante.

O pagamento no cartão à vista é quando o consumidor usa seu cartão de crédito, mas opta por pagar o valor inteiro do produto ou serviço adquirido, sem parcelamento. Dessa forma, o valor a ser pago pelo compra sairá do seu bolso apenas no dia de vencimento da fatura do cartão de crédito.

Uma das maiores vantagens de se comprar parcelado é conseguir efetuar a transação de um bem de alto valor que você não teria como pagar à vista. Dessa forma, você não compromete os seus rendimentos mensais e pode se organizar até mesmo para a compra simultânea de um ou mais produtos de alto valor.

Normalmente, quanto mais parcelas, mais altos são os juros. Utilizando o mesmo exemplo da televisão, sendo que a cada parcela você terá o acréscimo de 1% de juros ao mês. Agora multiplicamos o valor total do produto pelos juros.