O que é mente doutrinada?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O mesmo que: literata, sábia, erudita, adestrada, amestrada, culta, douta, educada, formada.

Trata-se de um conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que, no caso, servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais. É fonte do Direito, utilizada também para a interpretação das leis, fixando as diretrizes gerais das normas jurídicas.

1 fundamento, cânon, lei, norma, preceito, princípio, regra. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Ideologia: 2 sistema, conceito, convicção, ideia, ideologia, opinião, pensamento, teoria, tese.

verbo transitivo direto Instruir em uma doutrina (religiosa, política, social etc.). Passar ensinamentos formais; ensinar, instruir. Fazer divulgação de uma doutrina, dos preceitos de uma ideia. Instruir alguém religiosamente; catequizar.

- Doutrina: está relacionada a um conjunto de princípios de ou dogmas de uma religião. - Religião: se define como conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade em sentimento de veneração e obediência perante ela.

Para doutrinar, basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo; para evangelizar é necessária a luz do amor no íntimo. Na primeira, bastarão a leitura e o conhecimento; na segunda, é preciso vibrar e sentir com o Cristo.

No dicionário da língua portuguesa, ensinar significa transmitir experiências, repassar ensinamentos, instruir alguém. Enquanto doutrinar expressa-se como quer dizer transmitir à a um indivíduo alguma crença ou atitude particular, com o objetivo de que não aceite uma opinião diferente.

Segundo José Pedro Machado, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (Livros Horizonte, Lisboa), vem do latim doctrina, «ensino, formação teórica; arte, ciência, doutrina, teoria, método».

O fato é que a palavra “doutrinador” traduz uma forte autoridade pelo que se escreve. Quem é doutrinador carrega uma doutrina, um dogma, isto é, um ponto de partida inquestionável.

As escrituras definem a doutrina de Cristo como sendo o exercício da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, o arrependimento, o batismo, o recebimento do dom do Espírito Santo e a perseverança até o fim.

A Doutrina de Deus, é o estudo da existência, da natureza de Deus.

Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja.

Como a doutrina está relacionada a um conjunto de princípios ou dogmas de uma religião e a religião diz respeito a um conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade e abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social, logo ...

doutrina

  1. conjunto de princípios em que se baseia uma religião, um sistema político ou filosófico.
  2. conhecimento vasto; saber; erudição.
  3. norma; disciplina.
  4. instrução.
  5. modo de pensar.

Doutrina está sempre relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode ser propagada de várias maneiras. Princípios são aquelas normas ou regras que servem para orientar o comportamento de um ser humano.

A doutrina pode ser utilizada como referência para a interpretação e aplicação da legislação, enquanto a legislação tem força de lei e é obrigatória para todos os cidadãos.

237 – Existe diferença entre doutrinar e evangelizar? — Há grande diversidade entre ambas as tarefas. Para doutrinar, basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo; para evangelizar é necessário a luz do amor no íntimo.

Crenças Católicas. A fonte de fé católica é a Bíblia e a Tradição Oral da Igreja; Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus. Creem na intercessão da Virgem Maria e nos santos, que eram pessoas que viveram de acordo com os ensinamentos bíblicos.

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

Pode-se definir o fanatismo como uma crença exagerada, uma adesão cega a uma visão de mundo ou doutrina, de tal modo que o fanático identifica sua crença com a verdade absoluta e se sente como o dono da verdade. Pior, considera seu inimigo todos aqueles que não compartilham da sua fé.

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno; e A gênese.